Ações constantes realizadas em Paranaguá têm colaborado com a redução no número de novos casos de dengue no município. Conforme os boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em 45 dias, o município registrou dois casos novos de dengue. São 153 casos no período de julho de 2020 até 1.º de dezembro. Não foram registradas ocorrências de dengue grave.
Os trabalhos de prevenção, retirada de criadouros e outras ações ocorrem durante todo o ano, sem interrupções. Além das visitas domiciliares e ao comércio local com orientações, remoção de possíveis criadouros e fiscalizações, vários projetos estão ativos como: o Projeto Empresa; parceria com imobiliárias para auxiliar na entrada em residências fechadas que estão à venda ou para locação; Projeto chuva; monitoramento de locais com maior incidência do mosquito Aedes aegypti e ação rápida nesses pontos com retirada de criadouros e utilização de bomba costal; colocação de armadilhas que auxiliam na localização de espaços com maior índice do inseto para uma ação mais eficaz; orientações com os alunos da rede municipal de ensino; entre outras medidas que ocorrem independente do período do ano.
O clima abafado e com chuvas é mais propício para a proliferação do mosquito, por isso, a participação da população é fundamental para evitar possíveis criadouros em residências. “Os agentes de endemias estão nas ruas orientando a população, verificando a possibilidade de focos do inseto, mas é muito importante que todos nós façamos a nossa parte, verificando se não há recipientes que possam acumular água em nossos quintais, interior das residências, empresas e comércios”, orienta Luciana Trindade que faz parte da equipe de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
Ela reforça que combater o mosquito transmissor da dengue precisa ser uma tarefa diária. O auxílio da população é fundamental, já que a maioria dos criadouros estão dentro das residências em pratos de vasos, garrafas, calhas, entre outros recipientes que acumulam água.
As pessoas podem entrar em contato com o Setor da Dengue pelo número 3420-2810, pela Ouvidoria da Saúde pelo contato 3420-2806, pessoalmente na sede da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua João Eugênio, Centro ou ainda pelo e-mail [email protected].
SECOM