Após a entrega do prédio, há a necessidade de equipar a unidade para receber aqueles que precisarem de atendimento de urgência e emergência
REPRODUÇÃO

Com a entrega do prédio na nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Porte III, na sexta-feira, 5, há a necessidade de alguns dias para toda a transição de equipamentos e insumos. Estão sendo montados os materiais, insumos, as salas estão passando por desinfecção, está ocorrendo a organização de fluxo e preparado o sistema informatizado.

“Este é um passo importante e que demanda alguns dias para toda a transição. Não é possível transferir os pacientes sem antes concluir esta fase. Sabemos da ansiedade de todos e nossa também para iniciar os atendimentos no novo espaço, mas as etapas não podem ser puladas”, destaca a diretora geral da Fundação de Assistência à Saúde, Everllin Guiguer. O término da transição ocorre ainda esta semana.

Durante todo o período de reforma e ampliação do espaço, que durou em torno de dois anos, os pacientes receberam os atendimentos de urgência e emergência na Unidade Baduca, temporariamente. Os atendimentos permanecem mantidos nesse espaço até o final da transição.

Porte III

Pelo número populacional, a UPA em Paranaguá, conforme Portaria do Ministério da Saúde, seria Porte II que atende um número de até 200 mil pessoas, contudo, A UPA foi construída como Porte III já pensando no crescimento populacional, além da população flutuante que passa pela cidade.

Pela Portaria do Ministério da Saúde, a capacidade de atendimento diário de um UPA Porte III é de até 450 pacientes e de aproximadamente 15 leitos de observação, porém, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a demanda será atendida conforme ela se apresenta. Há demandas sazonais com maior fluxo como no inverno com as síndromes respiratórias, por exemplo.

SECOM

Deixe o seu comentário