IMAGEM DE SATÉLITE MOSTRANDO AS NUVENS DE TEMPESTADES SE APROXIMANDO DO PARANÁ
FOTO: DIVULGAÇÃO SIMEPAR
Um sistema de baixa pressão atmosférica que está no Paraguai, evolui para o Paraná nesta sexta-feira (03). Enquanto isso, uma frente fria desloca-se pelo Oceano. Esta combinação aumentará a instabilidade atmosférica no Estado e chove em todas as regiões. As pancadas serão irregulares e de curta duração, mas não está descartada a ocorrência de temporais com ventos fortes.
A Área de baixa pressão faz o ar convergir para o seu centro, trazendo calor e umidade. Isso ajuda a desenvolver as grandes nuvens de tempestades, chamadas de “Cumulonimbus”. A Defesa Civil emitiu o alerta para temporal no dia de hoje em várias regiões do estado. A recomendação é procurar um abrigo em caso de tempestade. A previsão é de fortes, raios e queda de granizo.
Amanhã
O sábado terá chuvas a qualquer momento do dia, mas de forma mais expressiva a partir da tarde. São esperados novamente temporais nas diversas regiões do Estado, com grande incidência de descargas elétricas e rajadas de vento moderadas a fortes. Destaque também para o acumulado de chuva, que ultrapassa os 50 mm especialmente entre o oeste, sudoeste e centro-sul paranaense.
As chuvas deverão continuar pelo menos até terça-feira.
Informações Simepar