Dependendo da gravidade da situação de saúde, o cidadão pode se dirigir a uma unidade que mais se enquadre com o seu caso clínico e suas necessidades de atendimento.
O QUE É A UPA?
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é voltada aos atendimentos de urgência e emergência, ou seja, casos clínicos de média a alta complexidade. O seu funcionamento é ininterrupto, 24h por dia, inclusive nos fins de semana e feriados. Neste momento, os pacientes são atendidos temporariamente em uma unidade próxima a reforma e ampliação de uma UPA Porte III que contará com um espaço amplo e preparado para atendimentos de urgência e emergência. O local terá consultórios, sala de Raio X, 2.300 metros quadrados de área total, ala Infantil e adulta, além de ala de urgência e emergência, entre outros espaços e serviços.
COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO NA UPA?
A UPA é administrada por meio da Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp).
No local os pacientes são atendidos conforme a gravidade do risco, e não por ordem de chegada. Ou seja, quem apresenta maior complexidade será atendido primeiro.
A Fasp salienta que a conscientização da população quanto a distinção entre os serviços de saúde é fundamental, pois segundo a Fundação, a falta de informação é um dos principais motivos da superlotação do serviço de urgência e emergência. “Quando o local é procurado para atendimentos que não são de urgência ou emergência acaba refletindo na demora do atendimento”, lamenta a diretora geral da Fasp, Everllin Guiguer.
A UPA FORNECE ATESTADO?
Por se tratar de um local de urgência e emergência, a UPA fornece declaração de presença pelo período em que o paciente permanecer no local para atendimento médico.
QUANDO DEVO PROCURAR A UPA PARA ATENDIMENTO?
• Febre alta, acima de 39ºC;
• Fraturas e cortes com sangramento;
• Queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura;
• Cólicas renais e abdominais intensas;
• Falta de ar intensa;
• Crises Convulsivas;
• Dores fortes no peito;
• Vômito e diarreia constantes.
• Queimaduras;
• Picada ou mordida de animais venenosos;
• Tentativa de suicídio;
• Parada Cardiorrespiratória;
• Perda repentina de força muscular de um lado do corpo ou dificuldade para falar;
QUANDO DEVO PROCURAR A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS)?
• Consultas de rotina (consultas, tratamento, exame de rotina, entre outros);
• Dor de Garganta sem febre;
• Troca de sondas e cateteres;
• Aplicação de medicação de uso contínuo;
• Realização de Curativos;
• Encaminhamentos a exames e especialidades;
• Gripe e resfriado;
• Troca de Receita;
• Acompanhamento de hipertensão e diabetes;
• Tosse com mais de 14 dias.
Jornalista: Flávia Adans /SECOM