Na última sexta-feira (18), a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu o navio Palak, do armador MSC. Com 300 metros de comprimento e capacidade para 8.800 TEUs, a embarcação é a primeira a operar no porto, desatracando com o novo calado operacional máximo de 12,30 metros.
O MSC Palak faz parte do serviço marítimo NWC, que conecta a costa leste da América do Sul e o norte da África e Europa em uma rota de exportação. O navio seguiu de Paranaguá para escalar mais portos brasileiros e posteriormente seguir até o Marrocos e Holanda. Entre os produtos embarcados estão: frango, minério, cerâmica, produtos alimentícios, papel e celulose.
Dentre os ganhos observados com o aumento de 20 cm de profundidade estão: o incremento de segurança, disponibilidade de escalas e espaço para embarques, que já puderam ser comprovados com a operação desta embarcação. “São benefícios que impactam não somente os armadores, como também clientes que encontram na TCP uma opção para exportar seus produtos de forma mais eficiente e rápida. Cada centímetro de calado que Paranaguá incrementa tem um impacto gigantesco, não somente aos clientes, mas em toda a cadeia, sendo uma agenda vital para nosso segmento. Temos a certeza que mais avanços acontecerão em 2022”, reforça Thomas Lima, Diretor Comercial e Institucional do Terminal.
NOVO CALADO
O novo calado operacional da TCP foi aprovado no início de janeiro de 2022, com a expansão de 12,10 metros para 12,30 metros. O incremento de 20 centímetros é reflexo das obras de melhoria no canal de acesso que seguem acontecendo, com expectativa de novo aprofundamento para 13,30 metros de calado.
da Assessoria