Em funcionamento desde 2015, o programa que já beneficiou centenas de famílias irá ampliar o atendimento na ilha.

Alimentos e itens de necessidade básica são comercializados com preço até 40% abaixo do valor regular de mercado - Foto: Divulgação/ TCP

Atendendo a uma solicitação da comunidade, o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) ampliou a oferta de pontos de coleta do programa Troca Solidária. O projeto atende moradores das ilhas na região de Paranaguá, e troca materiais recicláveis por alimentos, produtos de limpeza e higiene a valores abaixo do praticado no mercado.

 A cerimônia de inauguração do terceiro ponto, localizado ao lado do campo de futebol da Agremiação Esportiva do Sete de Setembro, aconteceu no dia 25 de julho. Durante o evento, ocorreu o cadastramento das famílias no programa, bem como a elucidação de dúvidas sobre o funcionamento. Os outros pontos de coleta, já existentes, são na Associação de Moradores da Ilha dos Valadares e na Associação de Moradores do Itiberê.

O cadastramento de novas famílias no programa aconteceu durante o evento de inauguração do novo ponto de coleta - Foto: Divulgação/ TCP

"Com a ampliação do programa para uma nova unidade, o terminal segue o compromisso de promover a educação ambiental e o bem-estar das comunidades parnanguaras. É por meio da troca solidária que muitos recicladores conseguem adquirir produtos de necessidade básica a preços acessíveis. O quilo do feijão, por exemplo, custa R$ 2,75. Já o quilo do açúcar sai por R$ 2,00 para os participantes do projeto. Ou seja, são valores que as comunidades conseguem arcar e ainda alimentam famílias inteiras", destaca o superintendente institucional da TCP, Allan Chiang.

 Nos pontos de coleta, o material reciclado é pesado e convertido em moeda social, usada para comprar alimentos e itens de necessidade básica, que são comercializados com preço até 40% abaixo do valor regular de mercado. No caso de ilhas sem conexão por terra com Paranaguá, o material é recebido pelo mercado flutuante, embarcação itinerante que funciona como ponto de coleta.

Momento da pesagem do material reciclado - Foto: Divulgação/ TCP

Além dos alimentos tradicionais da região, no comércio também são vendidos alimentos típicos de datas comemorativas. A pedido da comunidade, nos meses de junho e julho, há a inclusão de pipoca e canjica. Em dezembro, panetones são distribuídos de forma gratuita às famílias participantes do programa.

 Em operação desde 2015 e executado em parceria com a empresa Acquaplan, o Programa Troca Solidária atua na conscientização das comunidades insulares da região de Paranaguá para a prática da separação de resíduos sólidos recicláveis. A empresa busca reduzir a poluição do meio-ambiente local e garantir uma nova fonte de renda para as famílias.

 O destino do material reciclado é a Associação de Catadores e Recicladores Nova Esperança, localizada na Ilha de Valadares. Apenas em 2022, 80 toneladas foram coletadas. Desde o início do projeto, mais de 332 toneladas foram recicladas.

Menção honrosa

Em abril, o projeto Troca Solidária foi um dos finalistas do Prêmio Portos e Navios de Responsabilidade Socioambiental, realizado no 16º Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente, promovido pela revista Portos e Navios. Desde sua criação, o projeto beneficiou centenas de famílias, sendo 338 apenas em 2022.

Cronograma 2023 do Troca Solidária na Ilha dos Valadares

Agosto

Dia 16 - Associação de Moradores da Ilha dos Valadares, Vila Bela

Dia 22 - ao lado do campo de futebol da Agremiação Esportiva do Sete de Setembro, Sete de Setembro

Dia 30 - Associação de Moradores do Itiberê, Itiberê

 
Setembro

Dia 19 – ao lado do campo de futebol da Agremiação Esportiva do Sete de Setembro, Sete de Setembro

Dia 20 – Associação de Moradores da Ilha dos Valadares, Vila Bela

Dia 27 – Associação de Moradores do Itiberê, Itiberê

 

Outubro

Dia 11 - Associação de Moradores da Ilha dos Valadares, Vila Bela

Dia 17 - ao lado do campo de futebol da Agremiação Esportiva do Sete de Setembro, Sete de Setembro

Dia 25 - Associação de Moradores do Itiberê, Itiberê

 

Novembro

Dia 21 - ao lado do campo de futebol da Agremiação Esportiva do Sete de Setembro, Sete de Setembro

Dia 22 - Associação de Moradores da Ilha dos Valadares, Vila Bela

Dia 29 - Associação de Moradores do Itiberê, Itiberê

 

Dezembro

Dia 12 - ao lado do campo de futebol da Agremiação Esportiva do Sete de Setembro, Sete de Setembro

Dia 13 - Associação de Moradores da Ilha dos Valadares, Vila Bela

Dia 20 - Associação de Moradores do Itiberê, Itiberê

Deixe o seu comentário