Marcelo Roque assinou ordem de serviço para realização de adequações no prédio que abrigará unidade avançada do hospital nesta quarta-feira, na presença de várias autoridades.
PMP

O prefeito Marcelo Roque comemorou na tarde desta quarta-feira (26) o que classificou como o início da “concretização de um sonho”, a assinatura da ordem de serviço à empresa vencedora de licitação para adequações necessárias no prédio que vai abrigar a unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner em Paranaguá. A cerimônia teve a presença de várias autoridades.

A cerimônia para a assinatura da ordem de serviço ocorreu em frente ao prédio escolhido em 2018 pela equipe do Erasto Gaertner, ao lado da sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde. O local passava por reforma na época, juntamente com o restante da estrutura do antigo Centro Municipal de Especialidades (CME), que estava abandonado. Com a escolha as melhorias foram interrompidas, já que havia necessidade de adequações específicas para atendimento de pacientes com câncer, com administração de quimioterapia e realização de consultas médicas. Por isso a necessidade de outra licitação.

Emocionado com a conquista o prefeito lembrou o sofrimento pelo qual passam pacientes e familiares que fazem tratamento contra o câncer. “Passamos por isso por 1 ano em 1990 em minha família, quando um irmão meu com 17 anos teve um tumor no pulmão. Era muito sofrimento ter que ir a Curitiba diariamente para se tratar. Hoje, oferecemos transporte, lanche aos pacientes e seus acompanhantes, mas com a unidade avançada em nossa cidade será um grande avanço, que vai trazer muito mais conforto e qualidade de vida a essas pessoas”, analisou Marcelo Roque. “O sonho de ter uma unidade do Erasto Gaertner em Paranaguá está virando realidade”, completou Marcelo Roque, que na solenidade estava acompanhado da esposa, a primeira-dama Amanda Roque. 

A Prefeitura de Paranaguá está investindo cerca de R$ 1,5 milhão para que a unidade avançada do Erasto Gaertner entre em funcionamento. Somente com as adequações necessárias para o prédio serão R$ 489.850,53. O restante será para aquisição de equipamentos e mobiliários, cujos processos licitatórios estão em andamento. A empresa responsável pela obra será a Construtora Parati Ltda.

A previsão é que a obra dure 180 dias. De acordo com o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago, a expectativa é que a unidade seja colocada em funcionamento um mês após a entrega do prédio. “Paralelamente faremos a contratação do pessoal, incluindo médicos, equipe de enfermagem e outros profissionais, e ofereceremos um treinamento lá em Curitiba, em nosso hospital. Também selecionaremos pacientes que tenham condições de iniciar tratamento aqui”, explicou o dirigente. 

A cerimônia contou ainda com representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer, do Instituto Peito Aberto, de secretários municipais e do Conselho Municipal de Saúde. “São muitos avanços importantes para nossa população na área de saúde. A unidade avançada do Erasto Gaertner é um sonho antigo e estamos felizes em fazer parte deste dia histórico”, completou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Dougiva. 

com informações da SECOM

Veja como foi

Deixe o seu comentário