Secretário do Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais, discutiu o assunto com o presidente do Sindicato dos Contadores do Litoral, Danilo Grani.

O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais, Brayan Roque, e o secretário municipal da Indústria e Comércio, Dr. Giordano Vilarinho, reuniram-se, na manhã desta quarta-feira (4), com o presidente do Sindicato dos Contadores do Litoral Paranaense, entidade que representa a categoria nos sete municípios da região. 

Eles discutiram a utilização de um sistema que torna mais simples e mais ágil a abertura de novas empresas no município. Apesar de já implantado na Prefeitura, o sistema não vem sendo usado como deveria. 

Atualmente, o empresário que quer regularizar sua empresa tem que ir pessoalmente a vários órgãos para obter licenças e pagar taxas administrativas. 

Com o sistema REDE SIM, basta apenas o cadastro dos dados junto à Junta Comercial para dar início ao processo de regularização. 

Na Prefeitura de Paranaguá, várias secretarias e departamentos estão envolvidos na abertura de uma empresa. 

A Secretaria Municipal de Urbanismo precisa verificar se a atividade proposta é permitida naquele local. Em seguida, a Secretaria de Saúde precisa fazer uma vistoria pelo departamento de Vigilância Sanitária, sugerindo adaptações, quando necessário. 

Depois, a Secretaria de Fazenda faz o recolhimento de taxas e demais encargos e, só então, obtém-se o alvará de funcionamento. 

“Acelerar o processo de obtenção de alvará, tornando o processo mais simples e mais rápido é essencial. Tomamos conhecimento da existência do sistema e das falhas que precisamos e vamos trabalhar rapidamente para que ele seja usado nos departamentos da Prefeitura”, salientou Brayan Roque, secretário municipal do Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais. 

Dr. Giordano Vilharinho, da pasta da Indústria e Comércio, ressaltou que a administração está aberta ao diálogo e que vê com urgência a necessidade de abertura de empresas. “Tive a missão, dada pelo prefeito Marcelo Roque, de instalarmos um parque industrial em Paranaguá. Só faremos isso se tivermos agilidade para atender a todos os empresários, do pequeno ao grande”, disse. 

O presidente do Sincolpar, Danilo Grani, reforça que “o sistema já está implantado e falta apenas a operacionalização para que todo esse processo seja mais ágil”. “Convidamos os novos secretários para expor os objetivos em comum da classe dos contadores e dos gestores do município”, disse.

O contador Rubens Fortunato também participou da reunião. 

Fonte: PMP - Marcos Silva

Deixe o seu comentário