O Appa Web, dos Portos do Paraná, será utilizado nos Portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus. Única no Brasil, a solução paranaense vai permitir a integração dos três portos públicos daquele Estado, além de gerar economia e agilizar os serviços prestados.

O sistema de gestão portuária dos Portos do Paraná, o Appa Web, será utilizado nos Portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus, na Bahia. Única no Brasil, a solução paranaense vai permitir a integração dos três portos públicos daquele Estado, além de gerar economia e agilizar os serviços prestados.

Criado em 2015, o Appa Web é uma solução integrada de gestão e controle de operações portuárias e de faturamento. “Em quase quatro anos, os Portos do Paraná já atestaram a eficiência do sistema próprio. Ficamos felizes em poder cooperar com os demais portos públicos do país. Eficiência e agilidade nos processos de gestão é o que todos buscam”, explica o diretor de Desenvolvimento Empresarial dos Portos do Paraná.

“Os Portos do Paraná são referência em sistema informatizado de gestão portuária para os outros portos brasileiros, principalmente os que, como nós, exercem o papel de autoridade portuária”, destaca o diretor.

A expectativa da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) é economizar R$ 8 milhões em dois anos com a parceria. Segundo a administração, o sistema vai proporcionar um ganho de gestão. “A implantação de um processo para a melhoria contínua da qualidade da gestão portuária é uma aposta da Codeba, que trabalha para ampliar a sua autonomia como autoridade portuária”, divulgou, em nota, a Companhia.

APPA WEB - Desenvolvido pela Openport, o sistema foi criado exclusivamente para atender aos processos operacionais dos Portos do Paraná, a partir de especificações técnicas e funcionais que levaram em conta as necessidades da atividade portuária e dos usuários paranaenses. Assim, o modelo é composto de vários módulos que se comunicam entre si e com outros sistemas informatizados usados pela administração.

O sistema ajuda na gestão dos processos de operação portuária, desde o anúncio até a desatracação do navio; programação, operação, armazenamento e liberação da carga, englobando o tratamento documental; e a interação com todos os atores envolvidos no processo, como agentes externos (operadores portuários, terminais, agentes, clientes, exportadores, importadores, despachantes) e sistemas externos, como da Receita Federal, operadores e outros.

Além disso, o Appa Web auxilia no controle da situação das questões financeiras e de faturamento, de gestão de contratos e, também, no controle de acessos aos recintos alfandegados dos Portos.

BENEFÍCIOS - Os dados gerados pelo Appa WEB possibilitam à administração acompanhar graficamente o desempenho dos portos através de um módulo gráfico, de ferramentas de Business Intelligence (BI) e de estatística para gestão – e a disponibilizar informações para a comunidade portuária e a sociedade.

Entre os ganhos que os portos paranaenses tiveram com a implantação do sistema, destacam-se a agilidade nos processos operacionais; a redução de digitação e erros de informações; a confiabilidade dos dados; relatórios gerenciais e estatísticos; atendimento a exigências legais de alfandegamento da Receita Federal; e integração nos processos operacionais.

AEN-PR

Deixe o seu comentário