Campanha anual busca enfatizar a importância da prevenção ao suicídio

Nos dias 20 e 22 de setembro, a equipe do Ambulatório de Saúde Mental da Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp) se uniu aos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em uma iniciativa dedicada ao Setembro Amarelo. O objetivo principal dessa ação foi a conscientização da campanha, bem como a promoção da valorização da vida e a prevenção ao suicídio.

“Um dos principais focos do Setembro Amarelo é desmistificar o tema do suicídio e combater o estigma que ainda persiste em torno dele. Abordar essa questão de maneira aberta e sem julgamentos é fundamental para superar barreiras e oferecer apoio às pessoas que estão enfrentando momentos delicados”, destaca a diretora geral da Fasp, Everllin Guiguer.

"Ter participado deste mês de reflexão sobre o suicídio significa acreditar na vida das pessoas, entendendo que a escuta e o acolhimento são essenciais nos momentos mais difíceis. Isso proporciona uma sensação de contribuição para a continuidade da vida e a crença em um futuro mais brilhante e feliz na construção do próximo como ser humano", avalia o psicólogo Odamir Meira.

VALORIZANDO A VIDA

O Setembro Amarelo é uma campanha anual que busca enfatizar a importância da valorização da vida e a prevenção ao suicídio. Durante todo este mês, diversas iniciativas são realizadas globalmente para conscientizar e educar a população sobre a necessidade de cuidar da saúde mental e oferecer apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Valorizar a vida é um ato de empatia e solidariedade, reconhecendo que todos enfrentam momentos difíceis, mas possuem a capacidade de superá-los. A campanha visa mostrar que existem alternativas e que é possível buscar ajuda.

“É fundamental compreender que a saúde mental está intrinsecamente relacionada à qualidade de vida. Cuidar de nossa mente é tão relevante quanto cuidar de nosso corpo. Portanto, é imprescindível buscar o equilíbrio emocional, receber apoio de entes queridos, procurar ajuda profissional quando necessário e adotar hábitos saudáveis de autocuidado”, ressalta a gerente de Saúde Mental da Fasp, Rafaela Soccio Coelho Netto.

Buscar auxílio é um passo crucial para enfrentar desafios emocionais. Existem inúmeras instituições e profissionais preparados para oferecer suporte e tratamento adequado. O Centro de Valorização da Vida (CVV), por exemplo, disponibiliza um serviço de atendimento voluntário e gratuito pelo telefone 188, proporcionando acolhimento e apoio emocional. Para acessar os serviços de saúde mental do Município de Paranaguá, basta procurar a unidade de saúde mais próxima, onde será avaliado e encaminhado para o tratamento adequado, de acordo com as necessidades individuais.

“Todos nós desempenhamos um papel fundamental na prevenção do suicídio. Ouvir e demonstrar empatia pelos outros, identificar sinais de alerta, incentivar o diálogo aberto e desconstruir estigmas relacionados à saúde mental são algumas das formas de contribuir para a valorização da vida”, ressalta a gerente de Saúde Mental da Fasp, Rafaela Soccio Coelho Netto.

“Juntos, podemos construir uma sociedade mais consciente, acolhedora e comprometida em cuidar da saúde mental de todos. A valorização da vida é um compromisso de todos nós”, enfatiza Everllin Guiguer.

Deixe o seu comentário