Integrantes do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Litoral Paranaense estiveram em Santa Catarina nesta semana para conhecer os desafios e as boas práticas de cidades do ADE Granfpolis, formado pelos 22 municípios que compõem a Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis). O encontro foi de troca de conhecimento e aprendizado entre os profissionais da Educação, que elencaram ações para melhorar ainda mais a qualidade da educação do território paranaense.
Os secretários municipais de Educação, juntamente com coordenadores técnicos de Paranaguá, Morretes e Guaraqueçaba, visitaram a sede do ADE, escolas municipais em diferentes cidades da região, onde foi possível conhecer as iniciativas realizadas e discutir ações que fortalecem o ensino-aprendizagem.
De acordo com a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak, o ADE Litoral Paranaense definiu como prioridade de atuação a melhoria da aprendizagem em Matemática e Língua Portuguesa dos seus estudantes e a aproximação entre os secretários dos dois estados foi uma das estratégias adotadas.
O Instituto Positivo é especialista em desenvolver ações de divulgação e conhecimento dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação, atuando ainda como facilitador e mentor técnico de ADEs. Durante os últimos sete anos atuou fortemente ao lado das lideranças dos municípios e da assessoria de assuntos educacionais da Granfpolis no território catarinense e, agora contribui com o ADE Litoral Paranaense na implantação de um trabalho colaborativo.
A secretária de Educação interina de Paranaguá Paula Inácio, aponta as oportunidades de fortalecimento entre os municípios como destaque da viagem. “A expedição proposta pelo Instituto Positivo aos municípios catarinenses reafirma o privilégio que estamos tendo como Secretaria de Educação ao participar do ADE Litoral Paranaense. Criamos um vínculo maior de colaboração e fortalecimento entre os municípios, com um objetivo comum e em prol do avanço educacional no nosso território. Percebemos que o trabalho em regime de colaboração é o que fará a diferença.”
Com o retorno ao Litoral Paranaense, os profissionais da educação irão compilar o conhecimento e definir o plano de ação para colocar em prática. “Vamos apresentar o que vimos em Santa Catarina para quem não pôde estar junto e discutiremos as prioridades. Queremos construir de forma colaborativa, pois traz resultados muito maiores aos municípios; percebemos isso nas conversas com os secretários. Me sinto muito feliz por ter participado desse momento e estou levando na bagagem muitas ações que deram certo e que serão aplicadas, o que agregará grande vitória ao municípios da nossa região”, comenta o secretário de Guaraqueçaba, Sidney França.
Sobre ADE Litoral Paranaense
O ADE Litoral Paranaense foi implantado no ano passado e conta com sete municípios: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. Definiu como meta principal trabalhar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, e está traçando as estratégias de forma colaborativa para atuar na melhoria da educação do território.