Paranaguá apresenta alto risco climático para a doença e conscientização de toda a população e fundamental para o combate ao mosquito Aedes Aegypti
PMP

Os boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde demonstram o crescimento de casos de dengue em todo o Paraná e em Paranaguá não é diferente. A cidade apresenta risco alto climático para a doença e os trabalhos de remoção de criadouros e conscientização da população é fundamental. A Secretaria Municipal de Saúde realiza serviços de prevenção e eliminação do mosquito durante o ano inteiro e, com o apoio das demais secretarias municipais, tem intensificado os trabalhos neste período de forte calor e chuvas constantes.

“Essa união é fundamental para evitarmos que Paranaguá tenha uma nova epidemia da doença. Contamos com o Comitê Gestor da Dengue para sempre debatermos ações, iniciativas e novas formas de combate do mosquito transmissor desta e de outras doenças”, informa a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Recentemente uma ação conjunta ocorreu na Ilha dos Valadares, local com maior concentração de focos do Aedes Aegypti. “Essa ação continua sendo realizada na localidade, mas a iniciativa já se estende para outros bairros como a Costeira, por exemplo, que também foi encontrado um número elevado de criadouros e mosquitos. Lembramos que os demais bairros da cidade continuam contando com agentes de endemias, visitando imóveis, verificando terrenos baldios e conferindo informações que chegam pela população por meio do telefone da Ouvidoria da Saúde, 3420-2806”, acrescenta a secretária.

PÁTIO DE VEÍCULOS

No último sábado, 29, uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Segurança, por meio dos guardas municipais, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Detran, e Secretarias municipal e estadual de Saúde, foi realizada no pátio de veículos da Superintendência Municipal de Trânsito, no bairro Padre Jackson. “Realizamos a limpeza visando a identificação de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Felizmente não foi encontrado nenhum foco, mas continuaremos atentos, pois ações como essa são importantes para evitarmos uma epidemia de dengue”, ressalta o superintendente de Trânsito, Leônidas Martins Júnior. A ação será realizada semanalmente em todos os pátios de veículos apreendidos.

CEMITÉRIOS

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está realizando ação de remoção de criadouros e orientação da população nos cemitérios municipais. “Realizamos uma força tarefa de limpeza nos cemitérios e, infelizmente, encontramos criadouros e mosquitos. Temos orientado as pessoas para não trazerem vasos em decorrência do acúmulo de água, não descartarem lixo pelo cemitério, mas lamentavelmente encontramos muitos copos plásticos, pratinhos, e vasos sem terra no fundo. Ações como essa continuarão ocorrendo, mas pedimos a colaboração da população com medidas simples que evitam a formação de criadouros e a proliferação do Aedes Aegypti”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente Vinícius Higashi.

SECOM

Deixe o seu comentário