Paranaguá possui atualmente 3 médicos oriundos de Cuba, mas já teve 10. Reposição dos profissionais será feita por meio de empresa contratada para suprir plantões.

A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) informa que tem atualmente três médicos de origem cubana atuando na cidade, nas unidades básicas de Alexandra, Vila Garcia e Serraria do Rocha. Paranaguá vinha sendo beneficiada pelo programa Mais Médicos, do governo federal, desde 2014, quando 10 profissionais chegaram a prestar serviço no município. 

Com o anúncio do término do convênio com o governo brasileiro e o retorno dos médicos para Cuba a Semsap já está tomando as providências para que a empresa contratada possa suprir os plantões da área de saúde e faça as devidas reposições, pois atualmente a situação é mais confortável e não há falta de profissionais no quadro. A intenção é não prejudicar o atendimento à população de Paranaguá. 

Vale esclarecer ainda que cabia à União o pagamento do salário aos médicos e também ao governo de Cuba, por meio da Organização Pan Americana de Saúde. A Prefeitura de Paranaguá paga o auxílio-moradia, no valor de R$ 2.500,00, mais R$ 750,00, para alimentação, e ainda o transporte (feito com veículos próprios da Semsap).

Ainda não está definida a questão do retorno dos profissionais, mas mesmo assim a Semsap agradece aos profissionais médicos pelos serviços prestados à população de Paranaguá e, independente do resultado, deseja sorte em vossas jornadas. Houve o devido engajamento e a comunidade aceitou bem a presença dos médicos. 

SECOM

Deixe o seu comentário