Aproximadamente 70 pessoas participaram das atividades
reprodução

A 2ª Jornada Municipal de Comunicação teve seu fim neste sábado, 28, com a realização de quatro oficinas e de uma saída fotográfica. Ao todo cerca de 70 pessoas participaram das atividades, que abrangeram diversos temas da comunicação e suas ferramentas.

Na parte da manhã foram ministradas quatro oficinas, duas delas aconteceram no Instituto Superior do Litoral do Paraná: fotografia, redes sociais. A Rádio Band News recebeu a oficina de rádio e na TVCI aconteceu a oficina de produção e televisão. Já na parte da tarde, nas ruas do Centro Histórico de Paranaguá, o grupo Cardume Fotográfico realizou um encontro com os amantes da fotografia.

A secretária municipal de Comunicação, Camila Roque, afirma estar contente com os objetivos alcançados nesta 2ª Jornada Municipal de Comunicação. “Quero agradecer a toda a equipe da Secretaria de Comunicação que trabalhou muito para trazer profissionais renomados e proporcionar um conteúdo de qualidade a todos os presentes. Encerramos as atividades com oficinas práticas com profissionais de qualidade e uma saída fotográfica descontraída”, comenta Camila.

Oficinas

A oficina de redes sociais foi ministrada pela jornalista Camila França, que explicou a importância de levantar a discussão sobre os produtores e consumidores de conteúdo. “A ideia é que possamos dividir um pouco do conhecimento que adquiri na sala de aula e com o mercado de trabalho para que possamos compartilhar com todos os participantes as estratégias gratuitas disponíveis na internet”. A jornalista ainda ressalta a importância desta da 2ª Jornada Municipal de Comunicação. “Acredito que esta iniciativa é transformadora para os participantes e renderá bons frutos para todos”, comentou.

Para a engenheira civil, Franciane Souza, participante da oficina de redes sociais, é importante ampliar as áreas do conhecimento. “Estou participando para aprender a divulgar melhor o meu trabalho e aprender mais sobre as redes sociais. É preciso sabermos o real alcance das publicações, a efetividade dos posts, quem eu atinjo e como isso é feito. Espero que aconteçam mais oficinas como esta”, destacou a engenheira.

O rádio jornalismo também foi abordado de maneira pratica. A jornalista Kelly Frizzo aproximou os alunos da realidade do ofício. “Abrimos a possibilidade para pessoas que não são do meio conhecerem o rádio, mostramos que é possível fazermos jornalismos de qualidade. Também temos a chance de chegar mais perto do nosso público”, encerrou.

O processo de construção e uma notícia para televisão foi o tema da oficina ministrada pelo jornalista Pierre Andrade. “Um dia muito proveitoso porquê pudemos explorar como se faz uma notícia para TV, os vários meios de comunicação têm processos diferentes, mas o jornalismo é o mesmo, que é informar a população de forma imparcial”, falou.

Uma das oficinas mais procuradas, a de fotografia, foi ministrada pelo professor universitário do Isulpar, Magno Van Erven. “Conseguimos atender um público diversificado, tentamos aprimorar o olhar fotográfico de cada um e a mensagem que passam por meio das suas fotos, seja no dia-a-dia ou nas profissões que exercem”, declarou o professor.

Coube ao grupo de fotógrafos do Cardume Fotográfico encerrar a 2ª Jornada Municipal de Comunicação com um encontro descontraído. Profissionais e amantes da fotografia se reuniram para registrar as belezas localizadas no Centro Histórico. Um historiador fez parte do passeio, contando as histórias de cada casario ou local por onde passavam.

“Adoro fotografar, comecei como brincadeira e agora eu aproveito as oportunidades com outros fotógrafos para aprender mais”, finalizou o vigilante, Vilmar do Nascimento Albino.

SECOM

Deixe o seu comentário