Além das oficinas regulares, o projeto também prevê apresentações públicas e recitais abertos, aproximando os alunos da comunidade

No último sábado (4), o Centro Cultural Cecília Corrêa Carvalho (5C) realizou o lançamento oficial do projeto Rádio 5C – Ondas do Conhecimento, uma iniciativa que promete transformar a realidade de crianças e jovens de Paranaguá por meio da música. A ação conta com o apoio da TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, dentro de seu compromisso social com a comunidade local.

O projeto oferece oficinas gratuitas de música com aulas de cordas, teclados, percussão e técnica vocal que serão ministradas às terças, quintas e sábados, ampliando o acesso à educação musical e cultural para crianças e jovens.

O fundador do 5C, João Costa Júnior, destacou que a nova fase do projeto representa o fortalecimento de um sonho coletivo, que agora ganha fôlego para alcançar mais crianças e adolescentes. “A gente começou com poucos instrumentos e muita vontade de fazer a diferença. Agora, com o apoio da TCP, conseguimos ampliar o número de vagas, melhorar a estrutura e garantir que mais jovens tenham acesso à música como forma de aprendizado e transformação social. É um passo muito importante para o 5C e para a comunidade”, afirmou João.

De acordo com Patricia Cobra, gerente de marketing e assuntos administrativos da TCP, a parceria reflete o papel social da empresa na valorização da cultura e no incentivo à educação. “Para a TCP é muito importante fazer parte do projeto 5C. O Terminal tem o compromisso de promover projetos sociais que deem acesso à cultura, à educação e à saúde. O projeto está alinhado às nossas estratégias, utilizando a música como ferramenta de transformação, para melhorar a autoestima e a confiança de crianças e jovens”, destacou.

Sob a coordenação musical de Jefferson Mendes, o projeto atenderá mais de 40 alunos, com atividades práticas e teóricas voltadas à formação musical e à convivência comunitária. “Com o apoio da TCP, vamos fomentar ainda mais a educação musical da população. Serão aulas de terça, quinta e sábado, com todos os instrumentos diariamente. Vai ser demais”, comemorou Jefferson.

Além das oficinas regulares, o projeto também prevê apresentações públicas e recitais abertos, aproximando os alunos da comunidade. “Vamos fazer várias apresentações externas, para que a população venha até o 5C e prestigie o trabalho que será feito durante esse um ano de parceria”, completou o coordenador musical.

A professora de técnica vocal Nalane de Oliveira ressaltou a importância do aprendizado musical como ferramenta de inclusão e expressão. “Aprender a cantar não é difícil, qualquer idade é idade para começar. O importante é querer. Nas aulas, eu priorizo a leveza e o aprendizado de forma lúdica, para que as crianças e adolescentes entendam e se divirtam enquanto aprendem”, afirmou.

Entre os alunos do projeto, Luana Souza Silva, de 14 anos, é um exemplo do impacto positivo das oficinas musicais. “Venham fazer parte do 5C, porque vocês vão aprender muito, igual eu. As aulas são muito boas e ajudam a gente a crescer na música”, convidou a jovem guitarrista.

O Rádio 5C

Ondas do Conhecimento é mais uma ação do Centro Cultural Cecília Corrêa Carvalho, que há 10 anos promove arte e cidadania em Paranaguá. Agora, com o apoio da TCP, o projeto amplia seu alcance e reforça a importância da música como instrumento de transformação social.

da Assessoria

Deixe o seu comentário