O programa tem como objetivo capacitar os servidores nas áreas públicas com as temáticas de controle interno e transparência
PMP

Encerrou nesta quarta-feira, 01, a etapa de formações do projeto “Litoral Transparente” que é uma iniciativa desenvolvida pela Escola de Políticas Públicas e pelo Instituto Ethos em parceria com a prefeitura de Paranaguá. O objetivo do programa é fomentar as práticas e o desenvolvimento de ações de Governo Aberto e integridade pública, por meio da formação de servidores públicos.

O projeto acontece no litoral paranaense desde fevereiro e chega em sua fase final de formação. Foram abordados temas como ética, controle interno e transparência que possibilitam a melhoria dos processos, trazendo economia para o município. Na conclusão da etapa de formação os participantes apresentaram projetos, que podem vir a ser implementados no município, melhorando assim os processos.

A articuladora territorial da Escola de Políticas Públicas, Vanessa Meneguete, ministrou a etapa com a temática de controle interno e explica o objetivo do programa. “As formações têm a intenção de trazer conhecimento e também de instigar os servidores a refletirem sobre a realidade dos municípios onde estão inseridos. Temos a proposta de pensar soluções, trazer ideias para enfrentar os desafios que as cidades enfrentam”, conta.

As atividades permitem que haja integração entre os servidores e que uns conheçam a realidade dos outros. O servidor de carreira, Leandro Rolim, fala sobre a experiência de fazer parte desde projeto. “Este laboratório abriu nossos horizontes para os temas, eu mesmo não tinha conhecimento sobre a transparência ativa e passiva. A população tem o direito de saber as ações da secretaria e onde o dinheiro está sendo investido, por isso este curso foi muito importante”, comenta Leandro, que finaliza dizendo que é as capacitações são fundamentais para que a população receba os melhores serviços por parte da prefeitura e dos servidores.

O programa “Litoral Transparente” acontece em seis municípios da região. Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná, além de Paranaguá. A próxima etapa será uma visita à cidade de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, para que seja possível conhecer e compaertilhar novas experiências dentro dos temas de transparência, ética e controle interno na gestão pública. 

Paranaguá recebe Desafio Sul-Americano de Beach Soccer

SECOM

Deixe o seu comentário