As secretarias municipais de Assistência Social, Meio Ambiente e Segurança realizam desde a noite de terça-feira, 26, a 1.ª Operação Rua. “Conversamos com moradores em situação de rua, cadastramos e os orientamos em vários locais no Centro de Paranaguá. Tivemos uma situação mais atípica próximo ao Mercado Nilton Abel de Lima e passarela para a Ilha dos Valadares onde pessoas de Curitiba e algumas aqui de Paranaguá improvisaram barracas de lona, acumularam lixo e pertences no local. Conversamos com eles e informamos que aquele material seria retirado”, salienta o secretário de Assistência Social, Levi de Andrade. Foram abordados cerca de 30 moradores em situação de rua em dois dias de operação.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente está fazendo a retirada do entulho deixado pelas pessoas em situação de rua. “Nossa equipe realizou a retirada desse material deixado por eles até porque é uma questão de saúde. Eles estavam acumulando lixo e nossa preocupação em evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, continua”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura.
As secretarias envolvidas na ação realizaram nos dois primeiros dias da operação, trabalhos mais efetivos no Terminal Rodoviário, atrás da Secretaria Municipal de Educação, ao lado da passarela para a Ilha dos Valadares, atrás do Mercado Nilton Abel de Lima e no Terminal de Transporte Coletivo. “A Secretaria Municipal de Segurança acompanha com equipes a operação para assegurar a integridade física dos profissionais que estão conversando com os moradores em situação de rua e retirando os entulhos depositados por eles”, ressalta o secretário municipal de Segurança, João Carlos Silva.
Pessoas que atualmente vivem na rua contam em Paranaguá com o Centro de Referência Especializado (Centro POP) que oferece atendimento a eles, local para banho, descanso, alimentação e atendimento social. “Cadastramos essas pessoas, conversamos com elas e tentamos ressocializá-las inclusive coletando suas informações para, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, por meio da Agência do Trabalhador, reintegrá-las ao mercado de trabalho. Sentimos que houve uma redução de moradores em situação de rua na cidade. Para se ter uma ideia, em março o Centro POP atendeu em um só dia, 81 pessoas nessa situação e em junho a média têm sido de 40 por dia”, afirma Levi de Andrade.
O secretário conta que por meio da Assistência Social, muitos moradores estão retornando para suas famílias. “Quando não são de Paranaguá, conversamos com eles e quando querem entramos em contato com a família, é paga a passagem e eles retornam para suas cidades de origem e para seu grupo familiar. Esse é um passo muito importante para o resgate de sua autoestima”, frisa Levi de Andrade.
A Operação Rua continuará sendo realizada.
SECOM