Durante esse período mais frio, serviço temporário é fornecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social no período noturno

Com a chegada do inverno vem as temperaturas mais baixas. Pensando em proporcionar noite mais quentes aos moradores em situação de rua, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está realizando um trabalho de acolhimento temporário dessas pessoas no período noturno.

As pessoas em situação de rua contam nesta estação do ano, por meio do Serviço de Abordagem Social, com o abrigo temporário que tem funcionado das 19 as 7h. “Elas recebem o convite para se abrigarem. No local, elas são cadastradas, lhes é disponibilizado material para higiene pessoal, um colchão ou colchonete e um cobertor”, informa a superintendente da Semas, Gisele Cristina da Silva.

Durante o dia, as refeições são garantidas por meio do Centro de Referência em Assistência Social (Centro POP) com café da manhã e da tarde e pelo Restaurante Popular, o almoço e a janta. “No Centro POP eles contam ainda com encaminhamentos para outros serviços da rede pública, por exemplo o de saúde, orientação para restabelecimento de vínculos familiares e reinserção no mercado de trabalho”, detalha. De acordo com a superintendente, A Semas tem contado com o apoio de várias secretarias municipais para realização desse trabalho, sobretudo da Secretaria Municipal de Segurança. “Doações de colchões e cobertores podem ser entregues na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, à Rua Baronesa do Cerro Azul, 2382, Palmital”, informa Gisele Silva.

ATENDIMENTOS

Por meio do trabalho de Abordagem Social realizado pelo Centro POP diariamente, percebe-se que o número de pessoas em situação de rua tem aumentado na cidade, até como um reflexo de um cenário nacional. Registre-se porém que nem todas essas pessoas acessam os serviços no Centro POP, uma vez que eles não podem ser impostos, apenas ofertados. 

O Centro POP realiza serviços que proporcionam para as pessoas em situação de rua acesso ao atendimento psicossocial, espaço para higiene pessoal, garantia de refeições, oficinas e cursos, encaminhamentos para outros serviços da rede de atendimento; encaminhamento para a solicitação de documentos pessoais, retorno ao convívio familiar, ainda que em outro município, por meio da oferta de passagens, espaço para lavagem de roupas, entre outros. 

Há ainda o serviço de abordagem com educadores sociais que se deslocam aos locais onde essas pessoas costumam ficar e verificam suas demandas, fazem encaminhamentos e, sobretudo, convidam aqueles que ainda não acessam ao Centro POP a aderirem. 

O Centro POP de Paranaguá está localizado à Avenida Gabriel de Lara, nº 1088, Bairro 29 de Julho e atende uma média de 50 pessoas por dia ofertando atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 as 17h. A Abordagem é realizada três vezes por semana das 18 às 20h. 

SECOM

Deixe o seu comentário