Diversos serviços da Atenção Primária passam a ser oferecidos na unidade, que deixará de ser sede da Secretaria Municipal de Saúde na próxima sexta-feira.
PMP

O prefeito Marcelo Roque realizou na tarde desta terça-feira (24) o lançamento do atendimento em horário estendido da unidade básica de saúde (UBS) da avenida Gabriel de Lara, no Centro de Paranaguá. A partir de agora a população da região central passará a contar com o posto aberto até 23h. Durante o dia houve reforço no atendimento ambulatorial, com dois médicos clínicos gerais atuando no local. 

Serão beneficiadas diretamente cerca de 20 mil pessoas, dos bairros Estradinha, Palmital, Ponta do Caju, Tuiuti e parte da Costeira. Além dos dois consultórios médicos a UBS conta também com sala de observação equipada para estabilização do paciente. Ainda oferece o serviço de nebulização (inalação), verificação de pressão arterial, sutura, dentre outros procedimentos de enfermagem.

No mesmo prédio ainda permanece o atendimento da médica pediatra Lúcia Arakaki Neves, que trabalha voluntariamente num programa para tratar e prevenir asma e alergias em crianças. Outro médico clínico geral também atende em dias alternados. 

Diversas autoridades participaram da solenidade de lançamento, dentre elas os vereadores Fábio Santos e Luiz Maranhão, e a diretora da 1.ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti. O vice-prefeito Arnaldo Maranhão também compareceu, bem como diversos secretários municipais. 

“O horário estendido é um grande ganho para a população da região central de Paranaguá. Estamos tomando essa iniciativa com o objetivo de oferecer consultas de livre demanda e assim desafogar o atendimento que temos no Pronto Atendimento (UPA). Aos poucos vão ampliando os serviços para melhorar a qualidade de vida de nossa gente. Fizemos a contratação de plantões médicos, por meio de licitação, para suprir essas necessidades e a situação melhora cada vez mais”, destacou o prefeito Marcelo Roque. 

O lançamento do atendimento em horário estendido na unidade básica de saúde da Gabriel de Lara é uma continuação do Programa de Descentralização do Pronto Atendimento e ampliação da rede de urgência e emergência em Paranaguá, iniciado no ano passado pela administração do prefeito Marcelo Roque. A primeira unidade a funcionar até 23h foi a Dr. Elias Borges Neto, em Alexandra. Depois foram transformados também os postos da Ilha dos Valadares (Rodrigo Gomes), da Vila Garcia (Aline Marinho Zacharias) e Serraria do Rocha (Domingos Lopes do Rosário). 

“A descentralização dos serviços de urgência e emergência trouxe efeitos imediatos para a população de Paranaguá. O atendimento no Pronto Atendimento (UPA) também foi afetado, positivamente, reduzindo assim o tempo de espera dos pacientes. Estamos trabalhando de forma incansável para oferecer melhores serviços de saúde à nossa população”, destacou o superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), Rafael Corrêa. 

Para o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, a medida facilita a vida dos usuários, “que passaram a procurar por consultas de livre demanda, que não são oferecidas, sobretudo, nas unidades básicas que possuem Estratégia Saúde da Família, que atua com agendamentos”. “Sem dúvida é um grande avanço. Estamos estruturando cada vez mais nosso sistema público de saúde e assim oferecendo melhores condições de atendimento à nossa população”, reforçou o secretário. 

Para que o atendimento em horário estendido se tornasse realidade a Semsap vem realizando diversos investimentos para melhorar a qualidade do serviço oferecido à população. Dentre eles, um dos principais é a contratação de plantões médicos.

SECOM

Deixe o seu comentário