Serviço não existia em Paranaguá e vai beneficiar principalmente diabéticos e pessoas com insuficiência vascular.

PMP

O prefeito Marcelo Roque inaugurou na tarde desta segunda-feira (23) a sala de curativos especiais de feridas crônicas e lançou o horário estendido no Centro Municipal de Diagnósticos (CMD João Paulo II), localizado no bairro Divinéia. O evento teve a presença de diversas autoridades, dentre elas o vice-prefeito Arnaldo Maranhão, o presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinhos Roque, o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, dentre outros membros da gestão atual da Prefeitura de Paranaguá, além de vereadores, membros da imprensa e da comunidade local. 

A inauguração da sala de curativos especiais de feridas crônicas representa um avanço para o tratamento de pacientes como diabéticos ou com insuficiência vascular, de acordo com o prefeito Marcelo Roque. “Tal serviço não era oferecido na rede pública municipal e é importante para evitar a piora do quadro clínico desses pacientes e também o deslocamento para tratamento e até internamentos em hospitais de Paranaguá e até Curitiba”, observou o prefeito, que comemorou ainda a extensão do horário de funcionamento do CMD, que agora passa a ficar com as portas abertas até 23h. 

Para colocar a sala para tratamento de feridas crônicas em funcionamento a Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) investiu R$ 90.991,55 na compra dos curativos especiais (para um período de 30 dias) e mais R$ 2.896,00 em instrumentos (para 12 meses). Todos os recursos utilizados são do tesouro municipal. 

Paranaguá tem um alto número de pessoas que necessitam realizar curativos em feridas crônicas, declara o secretário Paulo Henrique de Oliveira. “Havia essa necessidade, pois muitos pacientes tinham que procurar até unidades hospitalares em Curitiba para fazer os curativos. São materiais especiais, com custo alto, que ofereceremos gratuitamente principalmente para diabéticos e pessoas com problemas circulatórios”, completou o secretário. 

Para ter acesso aos serviços da sala de curativos o cidadão tem que ser usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Antes de se dirigir ao local ele deve conseguir encaminhamento médico feito na Unidade Básica de Saúde (UBS), com os devidos formulários preenchidos. 

A sala de curativos funcionará de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Isso porque no período da manhã o local funciona com o atendimento dos pacientes ostomizados, pessoas que fazem procedimento cirúrgico para abrir no corpo acesso para saída de fezes e urina ou ainda respiração e alimentação.

Participaram da solenidade, além do diretor do Hospital Regional do Litoral, Renê Crepaldi Júnior, o vereador Fábio Santos e o coordenador de Atenção Secundária da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção, Carlos Xavier, que falou dos atendimentos com especialistas que serão oferecidos no local e também também da sala de curativos especiais. 

Paulinho Pastel foi presidente da Associação de Moradores do Parque São João e atualmente é vice-presidente da Umamp (União das Associações de Moradores de Paranaguá). Lembrou que na gestão do saudoso Mário Roque foi informado que o bairro deixaria de ter um campo de futebol para receber o atual Hospital João Paulo II. "Ficamos muito contentes com esse investimento em saúde que beneficia não só a população local, mas de toda a cidade", comemorou o líder comunitário. 

SECOM

Deixe o seu comentário