Na tarde desta segunda-feira, 16 foi assinada na Prefeitura de Paranaguá, pelo prefeito Marcelo Roque, a adesão à implantação do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) na cidade. Simultaneamente ocorreu a assinatura do Plano de Trabalho do Siate Paranaguá pela Secretaria Municipal de Saúde, 1.ª Regional de Saúde e Corpo de Bombeiros. O passo resulta da adesão do Município de Paranaguá ao Termo de Cooperação Técnica nº 135/2021, celebrado entre as Secretarias de Estado da Saúde e de Segurança.
“O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já desempenha um papel fundamental, mas agora, o reforço do Siate do Corpo de Bombeiros retorna para somar esforços em prol da comunidade. Novas ambulâncias chegarão ao município para esses atendimentos. A Prefeitura de Paranaguá arcará também com os insumos para que esse serviço não pare e dê continuidade no trabalho de excelência que o Corpo de Bombeiros sempre realiza", destaca o prefeito.
O comandante do 8.º Grupamento do Corpo de Bombeiros, major Fabrício Frazatto dos Santos, ressalta a importância dessa iniciativa. “O Siate é um serviço importante realizado pelo Corpo de Bombeiros que existe desde 1988 e que teve uma interrupção em Paranaguá e alguns outros municípios. O retorno traz uma segurança para toda a comunidade nas operações de emergências e também dos nossos bombeiros militares, polícias militares e pessoas que lidam com emergências. Isso reflete a importância que o Governo do Estado e a Prefeitura designam a toda essa população", avalia. A expectativa é que a implantação ocorra ainda em 2023.
Carmem Cristina Moura dos Santos, diretora da 1.ª Regional de Saúde, destaca a abrangência da cooperação. “A expectativa da implantação do Siate no Litoral do Paraná é bastante grande e estamos com apoio do Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, para que o serviço seja implantado até o final do ano. Além de Paranaguá, Guaratuba e Pontal do Paraná já assinaram o termo de adesão e Matinhos está na fase dos trâmites para assinatura", conta.
Lígia Regina de Campos Cordeiro, secretária municipal de Saúde, enfatiza o valor à comunidade desse retorno. “Os insumos e medicamentos serão fornecidos pelo Município, os recursos humanos e ambulância serão ofertados pelo Estado. É um retorno de um serviço importante que vem a somar aos outros que temos em Paranaguá em prol da população", observa.
Jornalista: Flávia Adans