Em março de 2022, Paranaguá entrou para a história ao implementar o Programa Tarifa Zero, iniciativa que garante transporte coletivo gratuito a toda população. A ação, pioneira no Paraná, foi idealizada pelo prefeito Marcelo Elias Roque após a crise de mobilidade que se instalou pós COVID. Estudos técnicos realizados em 2021, que concluíram que o custo elevado da tarifa e a diminuição do número de passageiros seria uma barreira para a manutenção do transporte coletivo. Hoje, a cidade é referência nacional, recebendo visitas de municípios interessados em replicar o modelo.
Ontem, 28 e hoje 29 Marcelo Roque participa como palestrante da 5.ª Reunião do Fórum Baiano de Secretários, Secretárias e Dirigentes de Mobilidade Urbana, em Alagoinhas, Bahia. Durante sua fala, o prefeito celebrou o reconhecimento de Paranaguá como exemplo para o Brasil.
“É uma honra ver nossa cidade se tornar referência em mobilidade urbana. Desde o início, sabíamos do impacto que o Tarifa Zero teria na vida das pessoas. Hoje, ver outras cidades e estados interessados em nosso modelo mostra que estamos no caminho certo. Participar de eventos como este fortalece nossa missão de inspirar e compartilhar boas práticas,” declarou Marcelo Roque.
Reconhecimento e inspiração
João Rabelo, secretário de governo que representou o prefeito de Alagoinhas, destacou o papel inspirador de Paranaguá. “Paranaguá é um exemplo para nós. O Tarifa Zero mostra que é possível transformar a mobilidade urbana. Em breve, estaremos em outra etapa de evolução na nossa cidade, e iniciativas como essa nos mostram o caminho,” afirmou.
Alagoinhas é conhecida pela sua frota de ônibus municipais integrados e pela busca por alternativas para tornar o transporte público mais eficiente. O evento na cidade reuniu lideranças de mobilidade de todo o Brasil.
Saulo Figueiredo, diretor executivo do Fórum Baiano e idealizador do evento, elogiou a presença do prefeito. “Quando conheci o modelo de Paranaguá, vi o impacto direto que a gratuidade no transporte coletivo pode ter na vida das pessoas. Convidei o prefeito Marcelo Roque porque a experiência dele é uma das mais relevantes que já presenciei no Brasil,” disse.
Impacto e números do Tarifa Zero
Desde o lançamento do Tarifa Zero, Paranaguá contabilizou 21,4 milhões de giros de catraca, correspondendo a 10,9 milhões de passageiros até outubro de 2024. O primeiro ano de operação teve 6,7 milhões de giros (3,1 milhões de passageiros), o segundo ano cresceu para 8,3 milhões (4,2 milhões de passageiros), e o terceiro ano fechou com 7,1 milhões de giros (3,6 milhões de passageiros).
Com a pandemia, os números de passageiros caíram drasticamente. A implementação do Tarifa Zero não apenas recuperou, mas superou os índices de utilização do transporte coletivo.
Validação nacional
Alexandre Rocha Rezende, diretor executivo da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), parabenizou Paranaguá pela liderança na mobilidade urbana. “A ANTP acompanha Paranaguá desde o início do programa. O Tarifa Zero é uma política pública que impacta diretamente a qualidade de vida da população e serve como modelo para o Brasil inteiro,” afirmou.
O evento também contou com a presença de Daniel Santini, escritor e especialista em mobilidade, que presenteou Marcelo Roque com seu livro Sem Catraca: Da Utopia à Realidade. “Acompanhei todo o processo em Paranaguá, o programa Tarifa Zero vai muito além da mobilidade. É sobre acesso a consultas de saúde, educação e orçamento familiar. Marcelo Roque e sua equipe mostraram que é possível colocar o projeto em prática e as cidades que seguirem esse caminho terão uma qualidade de vida muito melhor ” destacou o autor.
Um exemplo para o futuro
O Programa Tarifa Zero de Paranaguá não só revolucionou a mobilidade local como também está inspirando mudanças em todo o Brasil. Para Marcelo Roque, o reconhecimento é uma motivação para seguir avançando. “A mobilidade urbana é um direito essencial assim como o acesso à saúde. Porque não ter o mesmo investimento ? Continuaremos trabalhando para garantir que Paranaguá permaneça na vanguarda e inspire outras cidades,” concluiu o prefeito.
O fórum reuniu vários estados do Brasil que implementaram e estão em busca do modelo ideal para cada cidade. Além das palestras e encontros os presentes fizeram visitas técnicas na cidade de Alagoinhas.