Virtualmente, Consórcio Conectar trouxe atualizações sobre a compra da Sputnik em parceria com o Ministério da Saúde

Nesta segunda-feira, 19 o Consórcio Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras), deu continuidade às discussões com o Ministério da Saúde para aquisição da vacina Sputnik V. A reunião ocorreu de forma virtual com a participação do secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz.

O prefeito Marcelo Roque participou da videoconferência reforçando o interesse na aquisição de vacinas para Paranaguá. Na oportunidade, o Consórcio Conectar repassou aos prefeitos todos os andamentos realizados desde a última reunião.

No dia 13 de abril, o presidente do Conectar, prefeito de Florianópolis/SP, Gean Loureiro, registrou a manifestação de interesse do Consórcio pela compra de 30 milhões de doses da Sputnik V. com o Ministério da Saúde, as tratativas para aquisição e distribuição começaram na quinta-feira, 15.

Um dos pontos apresentados na reunião é a importância da participação do Governo Federal no processo, por exemplo quanto ao transporte e armazenamento das doses.

Conforme o presidente do Consórcio Conectar, Gean Loureiro, prefeito de Florianopolis, Santa Catarina, a soma de esforços dos municípios por meio do Consórcio Conectar em parceria com o Ministério da Saúde é fundamental para o sucesso da aquisição das vacinas.

Rodrigo Cruz, secretário-executivo do Ministério da Saúde parabenizou a iniciativa dos prefeitos e fez um balanço de doses distribuídas no país.

O secretário-executivo ressaltou aos prefeitos sobre as futuras aquisições, laboratórios em fase de contratação e outros em fase detratativas.

Para Rodrigo Cruz, o principal desafio é tentar antecipar as doses. Já são, segundo o Ministério da Saúde, 560 milhões de doses contratadas para 2021.

O prefeito Marcelo Roque destaca que tem acompanhado todas as discussões para aquisição das doses.

"Desde o início temos buscado todas as oportunidades para aquisição de vacinas para os parnanguaras. Todos os passos estão sendo tomados para, assim que houver a oportunidade, estejamos prontos para a compra de vacinas", ressalta o prefeito Marcelo Roque.

Marcelo Roque destaca ainda que todos os processos como aprovação na Câmara de Vereadores, já ocorreram e Paranaguá continuará acompanhando todos os passos para a possibilidade de aquisição de vacinas.

"Todas as vacinas aprovadas e disponíveis serão bem-vindas a Paranaguá para imunizar nossa população. Há o intuito de uma parceria entre o Consórcio Conectar e Ministério da Saúde e Paranaguá também fará parte desse processo", salienta Marcelo Roque.

Deixe o seu comentário