“Adorei o atendimento, pois nem sempre temos condições e a Prefeitura está oferecendo o serviço gratuitamente. A economia na consulta pode ser utilizada no tratamento do animalzinho caso necessário e com um atendimento muito bom, com profissional atencioso que orienta e explica os detalhes de toda a situação do animal”, conta Morgana das Neves Martins que levou sua cadelinha para a consulta.
A Prefeitura de Paranaguá por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) tem realizado diversos serviços para auxiliar a população nos cuidados com seus cães e gatos, além de resgatar animais de grande e pequeno porte vítimas de maus tratos e abandono.
Uma das inovações é o atendimento móvel veterinário que conta com um cronograma mensal em diversos bairros da cidade atendendo gratuitamente cães e gatos da população. “Esse é um serviço que tem gerado resultados positivos. Por várias razões, muitas pessoas não conseguem levar seus animais até a sede da Semma e contar com o atendimento nos bairros, aumenta a possibilidade do tutor levar seu cão ou gato”, observa a diretora do Departamento Veterinário da Semma, veterinária Elen Soares.
A veterinária reforça que o atendimento tem crescido e de segunda a sexta-feira, um dos profissionais se dirige ao bairro enquanto outro permanece no atendimento na sede da Semma. “Paranaguá conta com mais de 50 bairros, por isso são feitos cronogramas mensais para atingir o maior número de regiões fazendo com que o atendimento esteja mais próximo da população mesmo quando não ocorre no bairro em que a pessoa reside”, comenta.
“Realizar o serviço nos bairros eleva nosso contato com a população, conhecemos diversas realidades e nos esforçamos para levar o melhor atendimento e orientações possíveis para os tutores”, afirma o veterinário Eduardo de Alcântara Kluppel.
POPULAÇÃO APROVA
De segunda a sexta-feira o Semma Móvel está em uma região diferente. A população está aprovando a iniciativa da Prefeitura de Paranaguá. “O atendimento foi muito bom, o veterinário é prestativo e agora estamos torcendo para que o tratamento do meu cão dê certo e ele fique bem”, avalia Conceição Terezinha da Rocha que levou seu cachorro para atendimento.
Maria Eduarda Dias também aproveitou a oportunidade para levar sua cadelinha para uma consulta. “Gostei do atendimento. É a segunda vez que utilizamos esse serviço gratuito e é um trabalho importante para a população.”, observa.
Rafael Padovani adotou uma cadela filhote que foi abandonada. “O atendimento é muito bom, não tinha conhecimento desse serviço e gostei bastante. O veterinário é atencioso e poder trazer para uma avaliação gratuita é satisfatório”, analisa o morador.
Larissa Corrêa levou um gatinho para atendimento. O felino foi abandonado e ela o resgatou. “Foi uma consulta muito boa, o veterinário explicou tudo sobre o filhote e depois do tratamento ele será castrado e seguirá para adoção responsável”, detalha a moradora.
“Gostei bastante do atendimento foi esclarecedor. É importante contar com o serviço gratuito porque é uma economia para o bolso e o animal recebe o auxílio veterinário necessário”, conta Jandir Neves Ribeiro levou seu cão idoso para verificação de um nódulo.
“Gostei bastante do serviço e sendo gratuito é melhor ainda, pois não gastaremos com a consulta e poderemos utilizar para o tratamento do nosso cãozinho”, ressalta Valdirene de Oliveira que resgatou um cão filhote.
Além do atendimento itinerante, as pessoas podem levar seus animais para consultas também na sede da Semma, de segunda a sexta-feira, a partir das 13h30 com distribuição de senhas.
SECOM