A previsão é que, durante o feriado prolongado, o fluxo de veículos nas estradas federais seja em média 20% maior que em dias normais.
(Foto: Divulgação/PRF)

A Operação do Dia do Trabalho, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), começa nesta sexta-feira (28) em todo o país, com três focos prioritários de fiscalização: excesso de velocidade, embriaguez ao volante e ultrapassagens irregulares. A Operação dura quatro dias e antecede o Maio Amarelo, que conta com várias ações para reduzir o número de mortes no trânsito.

A previsão é que, durante o feriado prolongado, o fluxo de veículos nas estradas federais seja em média 20% maior que em dias normais. Os picos de movimento devem se concentrar no final da tarde e início da noite desta sexta-feira (28), na manhã de sábado (29) e no final da tarde e início da noite de segunda-feira (1º de maio).

Entre as recomendações da PRF para evitar acidentes nas estradas estão: respeitar a sinalização e o limite de velocidade do local; fazer revisões periódicas do veículo; planejar a viagem, evitando dirigir com pressa, cansado ou com sono; manter a distância mínima de segurança e, em caso de chuva, redobrar os cuidados e reduzir a velocidade.

Mortes e acidentes nas estradas

Ao longo de todo o ano de 2016, a PRF flagrou no Paraná 3.567 motoristas dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas; 22,8 mil manobras irregulares de ultrapassagem e mais de 235 mil veículos acima da velocidade máxima permitida nas rodovias.

Entre as principais causas dos acidentes com mortes ocorridos neste período estão a falta de atenção (30,8%); excesso de velocidade (21,9%); ingestão de álcool (15,6%); desobediência à sinalização (10%); ultrapassagens indevidas (9,3%) e sono (6,7%). Além disso, os homens representam 79,3% do número total de vítimas.

Em 2016 não houve Operação do Dia do Trabalho, pois o feriado caiu em um domingo, portanto não haverá comparativo com este ano.

Leia o artigo completo aqui

Informações PRF e colaboração Louise Fiala/Rede Massa

Deixe o seu comentário