Tenho várias bromélias no meu jardim e ouvi falar que, por acumularem água, essas plantas podem se tornar focos do mosquito? É verdade?

Tenho bromélias Varias sem meu jardim e Ouvi Falar Que, POR acumularem Água, essas plantas PODEM se tornar focos do mosquito? É Verdade?

Sim, como bromélias costumam acumular Água between SUAS Folhas. Para Evitar a Reprodução do mosquito, o ideal de e regar ESTA planta com Uma Mistura de 1 litro de Água e Uma colher de Água Sanitária, OU ENTÃO, Preencha o interior da planta com sepilho. Caso para Adquirir planta uma, Dê Preferência uma Espécies that NÃO acumulem Água. Não Se esqueça de lavar como Mãos apos o manuseio com a Água Sanitária e Evite Contato com Olhos, boca, nariz e genitália.

 Os Aquarios também São criadouros do Aedes?

Depende. Como larvas dos mosquitos servem de Alimentos Para boa parte das Espécies de Peixes. Uma Alternativa e providenciar Uma tela milimetrada parágrafo a abertura do Aquário.

 Vou viajar de Férias, O Que Devo Fazer Para me Proteger Fazer Aedes aegypti?

Ao viajar Para áreas com infestação do mosquito Aedes aegypti, E Importante:

- USAR Calças e blusas Compridas, Além de Meias e sapatos Fechados;

- NAS USAR Repelente áreas expostas do Corpo;

- Optar POR Ambientes Que tenham ar-Condicionado OU Telas de Proteção de nas Portas e Janelas, Além de mosquiteiros;

- Inspecionar o interior do Veículo parágrafo VerificAR a Presença do mosquito e Elimina-lo.

 

O Que Eu devo Fazer se Encontrar hum parada Água com local?

Se para na Residência sua, Você Mesmo DEVE Eliminar o depósito Que esteja acumulando Água OU providenciar Uma forma de Escoamento. Caso ISSO Possível NÃO SEJA, Como No Caso de RALOs e piscinas, o treatment DEVE Ser Feito com cloro o Água Sanitária.

Se o Problema NÃO para Casa em sua, as vezes Uma boa Conversa basta. E Importante Que todos Participem da Mobilização de Combate ao mosquito. O inverso COM SEUS Vizinhos, síndico e Funcionários do Prédio, presidente de Associação de moradores, Levando INFORMAÇÕES e discutindo Soluções, Dentro da Responsabilidade de Cada um.

A Unidade de Saúde Mais Próxima PODE contribuir com INFORMAÇÕES Sobre os Cuidados para combater o Aedes.

 

É Verdade Que OS Casos de microcefalia were causados ​​POR Vacinas vencidas?

Nao. O aumento de Casos de microcefalia no país ESTÁ Associado Ao Vírus Zika, Que É transmitido cabelo mosquito Aedes aegypti. Não Há registro na literatura médica nacional e internacional Sobre a Associação do Uso de Vacinas com a microcefalia.

Todas como Vacinas ofertadas cabelo Ministério da Saúde São Seguras. O Controle de Qualidade das Vacinas E Realizado cabelo Laboratório Produtor obedecendo a criterios padronizados Pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Apos aprovação em testículos de Controle do Laboratório Produtor, Cada lote de Vacina E submetido à Análise nenhuma Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) do Ministério da Saúde.

Desde 1983, o sistema operacional Lotes POR Amostragem de imunobiológicos Adquiridos Pelos Programas Oficiais de Imunização VEM Sendo analisados, garantindo SUA Segurança, Potência e Estabilidade, pingos de Serem utilizados na População.


Como larvas do mosquito SO SE desenvolvem em Água Limpa?

Apesar de como Fêmeas fazer Aedes aegypti preferirem depositar OS ovos em Recipientes com Água Limpa, ELAS TAMBÉM PODEM colocá-los em criadouros com Água Suja e parada. Entao, parágrafo combater o mosquito, o Importante E Acabar com QUALQUÉR Reservatório de Água parada, independentemente de Limpa OU suja.

 

Estou Grávida e gostaria de saber se o Uso de repelente PODE causar Algum Risco PARA O Bebê?

Os repelentes de uso Tópico, Aplicados nd pele, PODEM Fazer parte dos Cuidados dengue contra, chikungunya e Zika. A Recomendação da Anvisa E clara: Não há QUALQUÉR impedimento parágrafo a utilização Desses Produtos POR Mulheres gestantes, from that OS repelentes estejam devidamente registrados na Agência. Como RECOMENDAÇÕES de uso descritas no Rótulo de Cada PRODUTO devem Ser seguidas à risca.

Alguns Cuidados devem Ser observados sem USO:

Repelentes devem Ser Aplicados NAS áreas expostas do Corpo e POR Cima da roupa;

A reaplicação DEVE Ser realizada de according com indicação de Cada Fabricante;

Para Aplicação da forma pulverizar há Rosto OU EM Crianças, O Primeiro aplicar E ideal Na Mão E Depois espalhar no Corpo, lembrando sempre de lavar como Mãos com Água e Sabão Depois da Aplicação.

Em Caso de Contato com Os Olhos, E Importante lavar imediatamente a área com Água corrente.

 

De Quanto em Quanto ritmo é Preciso LIMPAR Recipientes parágrafo Acabar com eventuais ovos do Aedes?

O ciclo evolutivo do mosquito (de ovo Até adulto) dura em torno de sete dias. Por ISSO e Importante Que OS Cuidados Sejam semanais. Eleja Um Dia na semana parágrafo vistoriar Seu quintal e Eliminar criadouros.

 

Como Doenças transmitidas cabelo Aedes São Passadas APENAS Pela picada do Inseto OU OUTRAS existem Formas?

O diretor Modo de Transmissão descrito fazer vírus de e Pela picada do Aedes aegypti. Otras Possíveis Formas de Transmissão do vírus Zika precisam Ser avaliadas com Mais profundidade, com base de em Estudos Científicos. Não Há Evidências de Transmissão do Vírus Zika POR Meio do aleitamento materno, Assim Como POR urina, saliva e sêmen. Conforme Estudos Aplicados na Polinésia Francesa, Não foi identificada a Replicação do vírus em Amostras do Leite, Assim Como a Doença NÃO PODE Ser classificada Como sexualmente transmissível. Tambem nao há Descrição de Transmissão POR saliva.

 

Na Minha Rua existem Vários Cães Comunitários ea Vizinhança costuma deixar Água e Comida para enguias, na rua. ESSES potes NAO PODEM SE Transformar EM criadouros?

O E ideal Que uma pessoa se responsabilize Pela Limpeza diaria dos vasilhames Onde São ofertados a Água ea comida dos Cães. Caso contrario, o ESSES potes PODEM acumular Água e SE Transformar EM criadouros.

 

Vai viajar? Nao de folga PARA O mosquito. 

Se Você vai viajar nestas Férias de verão, as antes de fechar como reserva de malas hum tempinho parágrafo Uma vistoria Geral nsa Ambientes da Casa. Verifique Tudo, parágrafo NÃO deixar Nenhum that locais POSSA acumular Água, nenhum Caso de chuva. 
- Verifique se a Caixa d'água ESTÁ Bem tampada; 
- limpë uma bandeja Coletora de Água do Ar Condicionado; 
- Coloque areia Nos Pratos de plantas; 
- limpë e guarde como vasilhas dos bichos de estimação; 
- Cubra uma piscina. E o ideal E Continuar Tratando com cloro semanalmente. Ao cobrir, Evitar a Formação de bolsões de Água POR Cima da cobertura (that normalmente E de plástico OU lona). 
- Limpë como Calhas pra que NÃO Fique Água empoçada; 
- Tampe OS RALOs e abaixe como Tampas dos vasos Sanitários; 
- limpë um bandeja externa da geladeira; 
- Recolha e acondicione o lixo do quintal e DEIXE como lixeiras Bem tampadas.


ESTA Grávida? Veja that Cuidados Tomar. 

No Período da Gravidez, a Atenção com a Saúde DEVE Ser redobrada. A gestante DEVE Ser acompanhada em Consultas de pré-natal; Realizar todos OS Exames Recomendados cabelo médico; NÃO consumir Bebidas alcoólicas OU QUALQUÉR tipo de droga; e NÃO USAR Medicamentos sem Orientação médica. Além Disso, DEVE relatar AOS Profissionais de Saúde QUALQUÉR alteração percebida Durante a Gestação.

TAMBEM E Importante that uma gestante Reforce como Medidas de Prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, com o Uso de repelentes indicados PARA O Período de Gestação, USO DE ROUPAS de manga comprida e Todas como OUTRAS Medidas parágrafo Evitar o Contato com mosquitos, Além de Evitar o acúmulo de Água parada em Casa UO no Trabalho.

Independente fazer Motivo OU destino, Toda Grávida desen Consultar o Seu médico Antes de viajar. De Todos os repelentes Aprovados Pela Anvisa São considerados seguros parágrafo gestantes, from that Usados ​​de according com como INSTRUÇÕES da Embalagem. São considerados eficazes e seguros repelentes à base de DEET de, icaridina e EBAAP OU IR3535.


Focos do Aedes aumentam 64%. Vamos Mudar ESSA História!

Este ano, JA were identificados 541 focos do mosquito Aedes aegypti em Curitiba, 64% A MAIS fazer que no Passado ano. Boa parte Desses criadouros foi encontrada Pelos Agentes de combate a endemias Durante Inspeções Residências EM. O Aedes aegypti E o transmissor de Doenças Como a dengue, a febre chikungunya EO zika vírus. Para Evitar Que essas Doenças se tornem hum Problema em Curitiba, a Única SAÍDA E Acabar com Possíveis criadouros, eliminando quaisquer Superfícies Que possam acumular um Água Parada - ambiene em that o mosquito deposita como SUAS larvas e se reproduz.


Exame PARA O zika DEVE Ser Feito ASSIM Que OS síntomas aparecem 

O Exame Que PODE identificar o zika vírus para e Eficaz se Feito Nos cinco Primeiros dias de síntomas. Como OS Sinais de zika, dengue e chikungunya São semelhantes, o teste è um Única Maneira de esclarecer qua virose o Paciente contraiu. Especialistas alertam that gestantes devem PROCURAR Atendimento As Medico AO Primeiros perceberem OS indícios. 
Para detectar o vírus Apos o Período sintomático, seria Necessário hum Exame de detecção de Anticorpos, that AINDA NÃO Existe PARA O Zika, mas that Já está Sendo desenvolvido por Diversos Laboratórios Públicos no país e must Estar Disponível NAS Próximas Semanas.


A dengue VEM de longe Boletim

Curitiba confirmou este ano 229 PESSOAS COM dengue. De todos Estes Casos, APENAS Três were considerados autóctones, OU SEJA, uma pessoa Doente NÃO tinha viajado Pará Nenhum COM local epidemia da Doença e foi contaminada Dentro da Própria Cidade. Como o transmissor da dengue E mosquito Aedes aegypti, o MESMO Que transmite a febre chikungunya EO zika vírus, a Neste verão OS Cuidados devem Ser redobrados Para Evitar Que essas Outras Doenças afetem a População. 
E a Melhor Forma de se Prevenir E eliminando Possíveis criadouros fazer mosquito, Que São aqueles Pontos Que acumulam Água parada (pneus, garrafas, vasos, etc.)


Repelentes: saiba o Que USAR em Crianças 

Antes de aplicar repelente em Crianças, leia com Atenção OS Dados Sobre a Composição fazer Impressos PRODUTO na Embalagem.

Produtos à base de DEET de (um Princípio Ativo Comum em repelentes) NÃO devem Ser Usados ​​em Crianças Menores de Dois ano. Para ESSA Faixa etária, recomenda-se o Uso de Produtos com o Princípio Ativo IR 3535.

Para Crianças com Idade Entre 2 anos e 12 anos, a Concentração Máxima de DEET DEVE Ser de 10% ea Aplicação DEVE se restringir a Três vezes por día. 



SEJA UM agente contra a dengue EO zika vírus

 

Para combater o Aedes aegypti E fundamentais Eliminar LOCAIS OU Objetos Que sirvam de depósito parágrafo Água, Como Tampas, pneus, vasos UO garrafas. Dicas Algumas:

Manter a Caixa d'água fechada com uma tampa;

LIMPAR como Calhas, removendo como Folhas, Galhos e Outros Objetos Que possam impedir a Passagem da Água;

De: Não deixar acumular Água da chuva Sobre a laje;

Os RALOs Que tenham POUCO USO devem Ser Tratados com hum pouco de Água Sanitária Uma Vez POR semana;

Encher OS pratinhos dos vasos com areia;

Lavar Uma Vez POR semana OS vasos com plantas aquáticas, usando ESCOVA e Sabão;

Guardar como garrafas Vazias de Cabeça Para Baixo;

Pneus Velhos devem SER Guardados em LOCAIS Fechados, Abrigados da chuva;

Colocar o lixo em Sacos Fechados e fechar bem à lixeira, comeu o dia da Coleta.



Cuidado! ovos OS fazer Aedes aegypti sobrevivem POR ATE 450 dias 

ovos OS fazer Aedes aegypti São Muito Resistentes. PODEM Sobreviver Até 450 dias em Seco local. QUANDO ESSE Limpa recebe Água local, como larvas se desenvolvem. Há Dois Cuidados Básicos that rápido Você PODE Tomar Para Evitar Que ISSO aconteça:

  1.  frequentemente LIMPAR como Bordas de vasos e Outros Recipientes Expostos. ASSIM, SE Algum ovo do Aedes sobrevivido figado, Eliminado Sera.

  2.  Evitar acúmulo de Água parada. A Água permite that ovos Antigos se transformem em larvas, that DEPOIS darão Origem Ao mosquito, e also cria o ambiente para that um Fêmea adulta do Aedes Novos deposite ovos.

O Aedes aegypti lev Approximatif dez dias Pará se desenvolver e vive, em mídia, 30 dias. Então, como Fêmeas picam. Aprenda a identificar o mosquito Aedes aegypti 

O mosquito Aedes aegypti ESTÁ de Todos os dias Nos Jornais, Emissoras de Rádio e Televisão. Mas rápido Você SABE Como identificar Esse Inseto Perigoso, that transmite OS vírus da dengue, zika e chikungunya? 
Apesar de Ser parecido com o pernilongo, o Aedes aegypti E menor em * Tamanho e TEM Listras Brancas e pretas. E hum mosquito that Praticamente NÃO Faz Barulho (APENAS UM zunido Muito Baixo, Quando comparado Ao fazer pernilongo). Voa Baixo, a cerca de hum Metro e Meio de altura, e TEM o hábito de picar principalmente Pernas, PES e tornozelos. Sua picada geralmente NÃO provoca dor OU coceira. Tamanho: 0,5 cm; CR possui CR Preta e RISCOS NAS Brancos patas, Cabeça e Corpo; Asas: possui dois pares de asas translúcidas; Patas: possui 3 pares de patas.
Secretaria de Saúde de Curitiba

Deixe o seu comentário