Paranaguá recebeu seu primeiro certificado de Cidade Árvore do Mundo (Tree Cities of the World). O título é fornecido pela Fundação do Dia da Árvore (Arbor Day Foundation) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), organizadores do programa.
No último dia 21, Dia Internacional das Florestas, Paranaguá se juntou ao programa internacional Tree Cities of the World, ou “Cidades Árvores do Mundo”, por destacar sua dedicação ao crescimento e manutenção dos esforços de arborização urbana de sua cidade.
Para serem reconhecidas, as cidades devem se inscrever e atender a alguns critérios que se concentram na gestão da arborização urbana, informando se possui instrumentos legais planos e diretrizes para proteção e manejo das árvores, do sistema de parques e áreas verdes, vegetação nativa remanescente e áreas de preservação. Se tornar uma Cidade Árvore representa uma oportunidade de ampliar a educação ambiental, aprimorar o manejo florestal urbano e dar mais ênfase para o plantio e o cuidado com as áreas verdes.
Atualmente o Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) de Paranaguá, encontra-se em fase de aprovação junto ao Comitê de Trabalho Interinstitucional para análise junto ao Ministério Público do Estado do Paraná. E a Lei Nº 4.228, DE 21 DE SETEMBRO DE 2022, (Dia da Árvore) que institui o Plano Municipal de Arborização Urbana pode ser acessado pelo link: https://leismunicipais.com.br/a1/pr/p/paranagua/lei-ordinaria/2022/423/4228/lei-ordinaria-n-4228-2022-institui-o-plano-municipal-de-arborizacao-urbana-de-paranagua-e-da-outras-providencias?q=4228
De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Diego Delfino, temos mais de 10.400 árvores já plantadas e serão plantadas, por meio de compensações de Estudo de Impacto de Vizinhança, mais de 6 mil árvores apenas por uma empresa.
A Arbor Day Foundation (Fundação Dia da Árvore) é a maior organização sem fins lucrativos do mundo dedicada ao plantio de árvores. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) é uma agência especializada das Nações Unidas que lidera os esforços internacionais para combater a fome. Ambas as organizações se uniram em 2019 para fundar a Tree Cities of the World. O programa é um esforço global para reconhecer cidades e vilas comprometidas em garantir que suas florestas e árvores urbanas sejam adequadamente mantidas, geridas de forma sustentável e devidamente celebradas.
“As árvores são importantes para as pessoas, não importa de que país sejam ou que idioma falem”, disse Dan Lambe, diretor executivo da Arbor Day Foundation. “Todos nós queremos viver em uma cidade saudável, resiliente e bonita – as árvores servem como uma linguagem comum para tornar isso possível. Ser reconhecido no programa Tree Cities of the World significa que sua cidade está se comprometendo a ir além para definir as árvores como infraestrutura verde crítica para seus cidadãos”, completou.
Plantar árvores em uma área metropolitana traz uma infinidade de benefícios além do reconhecimento deste programa. Aumentar o número de árvores em uma comunidade pode ajudar a reduzir os custos de energia, gerenciamento de águas pluviais e controle de erosão. Além disso, o programa oferece uma rede de líderes municipais com ideias semelhantes em silvicultura urbana para celebrar e compartilhar as melhores práticas de cultivo de vegetação na comunidade. O Tree Cities of the World visa criar mais espaços verdes em áreas urbanas, reconhecendo as cidades que o fazem bem.
“Em Paranaguá, a cultura de plantar novas árvores ainda está sendo disseminada entre os moradores, de forma que nosso objetivo é aumentar ainda mais os plantios realizados recentemente na cidade, visando combater as mudanças climáticas e diminuir os impactos do efeito estufa, que também são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Um dos nossos marcos para obter esse reconhecimento foi ter elaborado o 1º Plano Municipal de Arborização Urbana de Paranaguá.”, disse Rodrigo Delonga, Engenheiro Florestal da Prefeitura Municipal de Paranaguá.
Assim como Paranaguá, este novo reconhecimento também foi estendido para as cidades de Cianorte e Marialva, no Paraná; para a cidade paulista de Cordeirópolis, de Torino, na Itália e Barranquilla, na Colômbia.
Ao se integrar à rede, Paranaguá foi convidada para participar do 2º Fórum Mundial de Florestas Urbanas que vai acontecer em Washington, em outubro deste ano com o tema: Cidades mais verdes, saudáveis e felizes para todos. Este tema foi escolhido para destacar a importância de construir cidades inclusivas e acessíveis, onde os bens e serviços das florestas e árvores urbanas estejam universalmente disponíveis.
O objetivo do Fórum é continuar destacando exemplos positivos de abordagens de planejamento, design e gestão que cidades com diversas culturas, formas, estruturas e histórias implementaram para otimizar a contribuição que as florestas urbanas e a infraestrutura verde podem oferecer em termos de desenvolvimento econômico, conservação ambiental e resiliência, melhoria da coesão social e aumento do envolvimento público.
Podas de árvores
A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, lembra que podas de árvores são realizadas, sempre que necessário seguindo critérios técnicos.
Árvores antigas, com riscos à vida de moradores ou transeuntes de áreas públicas, recebem uma atenção sempre que necessário.
Em qualquer cidade do Brasil, o corte de uma árvore em ambiente público ou particular só é considerado legal depois de receber autorização da Prefeitura. O passo a passo varia, mas em geral a partir do pedido, é feita uma vistoria por uma equipe técnica responsável.
"Sempre que chega uma solicitação de poda ou corte de árvore para o setor técnico da SEMMA, fazemos uma análise minuciosa na árvore, seguindo as recomendações que o próprio Plano de Arborização trouxe, e somente após isso que há a decisão de que tipo de intervenção deverá ser feita”, reforça o engenheiro florestal da SEMMA.
Se a intenção é plantar uma árvore na rua, é importante lembrar que o processo também depende de autorização da SEMMA, que indica a espécie de árvore mais adequada para a região.
No site da Prefeitura, o cidadão pode solicitar corte de árvores, podas, informações sobre o que fazer com os resíduos de corte, o fluxograma para a intervenção em árvores e muito mais. Basta clicar no link: https://www.paranagua.pr.gov.br/conteudo/secretarias-e-orgaos/meio-ambiente/corte-e-poda-de-arvores.
Nos casos de dúvida ou sugestão sobre a arborização urbana, é possível contatar a SEMMA através do telefone 3721-1780 ou pelo whatsapp 3420-6142.