Atualmente são seis famílias cadastradas e quatro em fase de habilitação

A Secretaria Municipal de Assistência Social comemora neste dia 15 de maio, dois anos de implantação do Projeto Família Acolhedora em Paranaguá.

O projeto consiste na adesão de famílias para realizar o acolhimento familiar de crianças que vivem nas casas lares mantidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas). A iniciativa se propõe a realizar ações para efetivação da política de proteção às crianças e adolescentes em situação de abandono.

Partindo do princípio da importância da preservação do vínculo familiar, o projeto visa o acolhimento destas crianças e adolescentes por uma Família Acolhedora com o principal objetivo de promover o retorno ao convívio familiar.

O que a Secretaria Municipal de Assistência Social pretende com o projeto Família Acolhedora é promover a guarda familiar temporária de crianças e adolescentes que são afastados de suas famílias, com prognóstico de retorno, priorizando ações para a reinserção à família de origem.

Atualmente, são seis crianças atendidas em ‘Família Acolhedora’ e tem mais quatro famílias em processo de habilitação. “Podemos afirmar que os desafios para a família que se dispõe a acolher são inúmeros, mas de forma sistemática avançamos na qualidade do serviço prestado propiciando às crianças e adolescentes o atendimento de suas necessidades individuais de uma forma particularizada, procurando minimizar os prejuízos físicos e emocionais ocasionado pelo afastamento temporário de sua família de origem”, disse a secretária Municipal de Assistência Social, Gisele Cristina da Silva.

A família que desejar conhecer o Programa Família Acolhedora poderá ligar nos telefones: 3422:4634/ 34226465 e 3420:2897, e falar com a equipe técnica.

“É importante lembrar que no dia 25 de maio de 2018 foi sancionada a Lei nº3754 que dispõe sobre o Serviço de Acolhimento Familiar Provisório de Crianças e Adolescentes em situação de privação temporária do convívio com a família de origem, denominado Serviço Família Acolhedora, constituindo para todos nós da SEMAS uma grande conquista, uma vez que somos o único município do Litoral que trabalha nessa modalidade de acolhimento”, lembra a secretária da pasta.

A equipe que acompanha o projeto conta com a participação de equipe multissetorial, a coordenadora de vigilância sócio assistencial, Jucelma de Lima Silva e a coordenadora do programa, Letticia Correia.

secom

Deixe o seu comentário