Evento educativo faz parte das atividades do Movimento Maio Amarelo
PMP

Durante todo o mês de maio diversas atividades serão realizadas em Paranaguá visando minimizar os acidentes de trânsito. As ações ocorrem por meio do Movimento Mundial Maio Amarelo. Em paralelo ocorre o Projeto Vida no Trânsito, uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020.

Dentro da programação ocorreu nesta segunda-feira, 6, o “Ação Caminhoneiro”, no pátio de triagem com o objetivo de orientar os caminhoneiros sobre os riscos no trânsito e buscar a saúde desses profissionais. “Foi uma ação desenvolvida pelo Programa Vida no Trânsito devido a um levantamento que apontou que esse modal é um dos que mais causa acidentes”, informa o Superintendente Municipal de Trânsito e coordenador geral do programa Vida no Trânsito em Paranaguá, Leônidas Martins Júnior.

O Departamento Antidrogas (Dead) da Guarda Civil Municipal da Secretaria Municipal de Segurança (Semseg) também participou da ação levando orientações e material informativo aos caminhoneiros sobre os malefícios do uso de entorpecentes. 

O evento contou ainda com a participação do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Ecovia, 1.ª Regional de Saúde, equipe de Educação para o Trânsito da Semseg, Case PR, Detran, Administração doa Portos de Paranaguá e Antonina, entre outros órgãos. 

Os caminhoneiros receberam vacinação, aferição de pressão e exames pela Regional de saúde, além de cortes de cabelos por voluntários.

Na programação do Maio Amarelo ainda ocorrerão ações no dia 13 quando a campanha será feita junto a ciclistas que passam pela Avenida Roque Vernalha. Na ocasião haverá conscientização e adesivagem de bicicletas. No dia 16, nova campanha para ciclistas no Sesc e no dia 19 o público-alvo será de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas na região do Aeroparque.

Projeto Vida no Trânsito

O Projeto Vida no Trânsito tem como foco das ações a intervenção em dois fatores de risco priorizados no Brasil: dirigir após o consumo de bebida alcoólica e velocidade excessiva e/ou inadequada, além de outros fatores ou grupos de vítimas identificados localmente a partir das análises dos dados, notadamente acidentes de transporte terrestre envolvendo motociclistas.

Prefeito Marcelo Roque se reúne com secretário de Estado em busca de melhorias para Paranaguá
Enem 2019 registra mais de um milhão de inscritos no primeiro dia

SECOM

Deixe o seu comentário