Servidoras municipais compartilham experiências dos trabalhos realizados no município

O Congresso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizado no Campus Jardim Botânico, foi palco de apresentações significativas no campo da saúde. Paranaguá foi representada pela servidora Vanessa de Oliveira Lucchesi, que discutiu o atendimento de mulheres em situação de violência pelo Núcleo de Prevenção à Violência e Cultura da Paz da Secretaria Municipal de Saúde, bem como a participação da servidora Jéssica Teixeira Gonçalves, que apresentou um ano de avanços do Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (Caicavv) e experiências pioneiras na abordagem de situações de violência de forma intersetorial.

“Trouxemos a importância da rede de atendimento na Saúde para mulheres em situação de violência. Ressaltamos a necessidade de uma abordagem abrangente e sensível para lidar com essa questão crítica”, comenta Vanessa de Oliveira Lucchesi.

Jéssica Teixeira Gonçalves, por sua vez, compartilhou as realizações do Caicavv e os dados registrados, particularmente os relacionados à equipe de Saúde envolvida no centro de atendimento. “A abordagem intersetorial tem grande importância na prestação de assistência ativa a vítimas de violência”, ressalta.

“O Congresso de Saúde Coletiva da UFPR provou ser um espaço relevante para a disseminação de conhecimentos e a troca de experiências, destacando o comprometimento com a melhoria dos serviços de saúde e o apoio às pessoas em situações de vulnerabilidade”, avalia Jéssica Gonçalves.

Jornalista: Flávia Adans ; SECOM

Deixe o seu comentário