Fasp esclarece reclamações sobre a demora no atendimento aos pacientes
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A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (FASP), esclarece as frequentes reclamações sobre a demora nos atendimentos realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) “João Pereira”. Nos primeiros dez dias do mês de setembro foram contabilizados 5.366 atendimentos, dos quais 1.068 foram em crianças de 0 a 12 anos.

De acordo com os relatórios apresentados, mais de 80% dos casos poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde. O Diretor Técnico da Fasp, André Luiz Ferreira, explica a forma de atendimento.

“A preferência de atendimento é feita de acordo com uma classificação de risco, que é um protocolo utilizados nos serviços de saúde de urgência e emergência. Não é feito o atendimento por ordem de chegada e não é possível garantir o momento em que o paciente será atendido, pois não há como saber quando e como chegará alguém em situação mais grave”, contou.

Everlin Guiger, Diretora da Fasp, fala sobre a preocupação dos pacientes que não são caracterizados em situação de urgência e emergência.

“A UPA é destinada para atendimentos de urgência e emergência, uma vez que passa a ter a procura de outros pacientes que não se enquadram nessa situação, isto faz com que esses pacientes levem mais tempo para ser atendidos. Pedimos para a população que procurem os serviços de acordo com a sua necessidade”, disse.

A FASP ressalta que os atendimentos não são negados, todos os pacientes são atendidos. Ainda há dados técnicos que constatam a maior procura dos serviços de saúde em determinados dias da semana e em dias como feriados o movimento diminui.

Jornalista: Leonardo A. Barbosa

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