Passarela da ilha dos Valadares ganha iluminação especial

Durante este mês, serão realizadas diversas ações como palestras, seminários e exibição de filmes. A programação é alusiva ao Maio Laranja, de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, - foi oficializado pela Lei Federal 9.970, de maio de 2000. As diversas ações em torno desta campanha, também conhecida como “Maio Laranja”, buscam preservar a memória de Araceli, assassinada aos oito anos de idade, afirmando o compromisso e a responsabilidade da sociedade brasileira na promoção e garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Em Paranaguá, desde 2010, durante ações de promoção da campanha com o slogan “Faça Bonito na proteção de nossas crianças e adolescentes” uma flor laranja, que faz referência aos desenhos da primeira infância, passou a ser símbolo da campanha. O desenho busca promover maior proximidade e identificação com a causa.

Assim como no caso da violência doméstica contra mulheres, pessoas idosas e pessoas com deficiência, o abuso sexual de crianças e adolescentes vem sendo potencializado no período de isolamento social por conta pandemia de Coronavírus (Covid-19). Trata-se de uma violação de direitos velada e de difícil identificação, sendo subnotificada em decorrência da bolha que se cria em volta da vítima e do abusador, na maioria das vezes alguém da própria família.

Uma live sobre o tema acontece no dia 18, às 19h pelo YouTube. Participarão da conversa a professora Luci Gonçalves Alves, a Psicóloga Josiane Cristina Moura Pereira, a Delegada Maria Nysa Moreira Nanni encerrando com a presidente da Comissão de enfrentamento à Violência de crianças e adolescentes Janaina de Farias Arantes Silva.

O Núcleo Municipal Intersetorial de Prevenção às Violências Promoção da Saúde e da Cultura da Paz reúne todas as ações para conscientizar a população, reforçar o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e conta também com a parceria da Secretaria Municipal de Educação que promoverá atividades audiovisuais temáticas voltadas para crianças e familiares.

As ações são fruto da parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, Núcleo Temático da Criança e do Adolescente, Núcleo de Prevenção à Violência e da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes.

SECOM

Deixe o seu comentário