Entre 124 municípios, Paranaguá fica entre os três melhores colocados nos Jogos Abertos do Paraná
REPRODUÇÃO

Na última quinta-feira, 29, Paranaguá finalizou sua participação em mais uma edição dos Jogos Abertos do Paraná. A delegação representou o município em quatro modalidades na fase final da divisão B, sendo elas voleibol (F), basquete (F), handebol de areia (M/F) e futebol sete (M). 

As equipes fizeram uma ótima campanha e voltaram para casa com quatro medalhas, sendo dois ouros, uma prata e um bronze. Com isso, Paranaguá se mantém entre os cinco melhores na classificação geral pelo terceiro ano consecutivo. Em 2017, o município conquistou terceiro lugar geral em União da Vitória, no ano seguinte, foi o quinto melhor em Coronel Vivida e agora está novamente entre os três melhores de Ivaiporã, dividindo o pódio com Cascavel (1º lugar geral) e Foz do Iguaçu (2º lugar geral).

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, parabenizou os atletas pelas participações nos Jogos. “Mais do que medalha, nossos atletas representam nossa cidade com comportamento dentro e fora de campo, além da integridade e esforço e acredito que todos têm aprendido isso a partir dos treinos e levam até todas as competições”, disse.

O secretário de Esportes, Darlan Janes, esteve presente em Ivaiporã acompanhando as equipes durante o período dos Jogos e comentou a respeito da conquista. “Paranaguá se mantém invicta entre os cinco melhores da competição, isso mostra a determinação e responsabilidade de nossos atletas e dirigentes. Parabenizo o esforço de todas as equipes que deram o seu melhor ao representar nossa cidade,” destacou o secretário.

HANDEBOL DE AREIA 

Dentre as conquistas estão as duas medalhas de ouro, conquistadas pelas equipes de handebol de areia. Este é o segundo ouro das equipes em um intervalo de apenas uma semana. Na Copa Paraná de Handebol de Areia, que aconteceu nos dias 17 e 18 de agosto, as equipes fizeram ótimas partidas e conquistaram primeiro lugar, assim como nos Jogos Abertos. 

O atleta Wilson Brian, defensor da equipe comentou a respeito da participação e conquista do primeiro lugar. "Comecei a praticar em 2012 e me esforcei muito para chegar neste patamar. A competição é de extrema importância pois serve como preparação para o Campeonato Brasileiro, além disso nos auxilia para que possamos melhorar e manter Paranaguá sempre em evidência". 

Vivian Araujo acompanhou a equipe e em sua primeira experiência com os Jogos Abertos e comentou a respeito. “Poder participar ao lado de atletas mais experientes é muito gratificante. Vejo como uma oportunidade de evoluir cada vez mais. Representar o município é motivo de muita alegria e responsabilidade para mim, por isso sempre dou o meu melhor para alcançarmos boas colocações".

Vinícius Forigo, campeão Sul-Americano pela Seleção Brasileira falou a respeito da satisfação em representar o município. "A AHPA é como se fosse minha família, passei minha vida inteira representando a associação e o município. O prazer de conquistar cada título é como se fosse o primeiro, sensação incrível de alegria e de dever cumprido. Sem dúvidas, hoje faço parte não só de uma das melhores equipes do estado mas também de uma das melhores do Brasil, sou grato em poder fazer parte desse desenvolvimento" finalizou Forigo.

Simone Rodrigues, também atleta representante da cidade na modalidade comentou a respeito de sua trajetória no esporte. "Minha paixão começou aos 11 anos, representei a cidade por um bom tempo, acabei ficando um tempo fora para me dedicar à família e recentemente voltei para o time e estou muito feliz. Tenho muito orgulho em representar nossa cidade ao lado deste time que é referência na modalidade, estou muito feliz em ter alcançado mais um objetivo ao lado delas."

BASQUETE

A equipe representante da modalidade conquistou a segunda colocação no pódio e voltou para casa com a medalha de prata. Além disso, a equipe traz ao município um exemplo de união, tendo em vista que é composta por quatro atletas da mesma família. Na fase final dos Jogos Abertos do Paraná, Carla Olmo, competiu ao lado de duas de suas três filhas. "Iniciei na modalidade aos 14 anos, e já estive no lugar mais alto no pódio mais de dez vezes nos Jogos Abertos do Paraná. Hoje me sinto emocionada em poder passar a experiência que tenho no esporte e dividir a quadra com as minhas filhas é uma satisfação sem tamanho. Além disso, estar em quadra representando nosso município através da Associação Amigos do Basquete de Paranaguá - AABP me traz muito orgulho. Estou muito feliz de compartilhar mais uma conquista com elas e com toda a equipe" destacou Carla.

As irmãs Lorena e Carla Olmo estiveram presentes nos Jogos Abertos do Paraná ao lado da mãe e contaram como se sentem em representar o município. "Desde pequena tive admiração pelo basquete pelo incentivo dos meus pais e por acompanhar de perto os dois praticando a modalidade. Já são vários anos ao lado da minha irmã lutando sempre por bons resultados e também ao lado do meu pai, que nos acompanha como técnico do time. Em 2016 tive a oportunidade de dividir a quadra com a minha mãe, a partir disso, disputamos sempre juntas." destacou Lorena Olmo. 

"A sensação de termos vencido vários desafios juntas é algo inexplicável, só em poder ter a oportunidade de dividir a quadra com a pessoa que mais me incentivou, me enche de alegria. Sempre buscamos dar o nosso melhor quando vestimos a camisa de Paranaguá e isso nos trouxe ótimos resultados" disse a atleta Carla Olmo.

VOLEIBOL

Representantes de Paranaguá na modalidade, enfrentaram diversos desafios nesta etapa e ficaram entre os três melhores da competição, trazendo para casa a medalha de bronze. As meninas entraram em quadra com objetivo de subir para a divisão A e com muito esforço, o alcançaram. Além de Paranaguá, outras três equipes sobem para a divisão A, entre elas Cascavel, Foz do Iguaçu e Pitanga. As equipes se encontram novamente na competição que acontece no período de 11 a 20 de outubro, em Toledo. 

Marcelo Reisdorfer, técnico responsável pela equipe feminina comentou a respeito dos confrontos. "Competimos com os melhores de cada região. Não houve jogo fácil mas conseguimos impôr nosso ritmo de jogo e alcançamos nosso objetivo. Subimos para série A, ficando entre as três melhores equipes da competição e agora direcionaremos nossos esforços para a próxima etapa" destacou o técnico.

O auxiliar técnico, João Paulo Santana parabenizou o esforço das meninas em mais uma competição. "Nosso objetivo sempre foi subir para a divisão A e este ano nós conseguimos. Agora estamos entre as 10 melhores equipes do estado, tudo graças ao nosso esforço diário, portanto agradeço à toda equipe, atletas, dirigentes e responsáveis pelo trabalho que foi desenvolvido para que pudéssemos cumprir com este dever" destacou João Paulo.

A equipe representante na modalidade de futebol sete também fez uma ótima participação nos Jogos, chegando às oitavas de final.

SECOM

Deixe o seu comentário