Mais de mil toneladas de pneus por ano receberão a destinação correta
PMP

Na manhã desta segunda-feira, 8, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o secretário da pasta, Raphael Rolim de Moura e o biólogo José Roberto Maceno se reuniram com a advogada e gestora de Meio Ambiente da Associação Reciclanip e com o gerente de produção da Xibiu reciclagem de Pneus, Claudino Ferreira para tratar da logística reversa de pneus. 

“O município já realizava esse serviço, contudo não em sua totalidade, ou seja, estávamos em uma transição e agora aplicaremos a logística reversa em sua integralidade. Com isso, mais de mil toneladas de pneus por ano receberão a destinação correta, sem custos para a Prefeitura, cumprindo a lei e cuidando do meio ambiente”, comemora Raphael Rolim de Moura, secretário municipal de Meio Ambiente.

A logística reversa de pneus é prevista na Lei 12.305/2010 e Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) 416/2009. Ela é um dos instrumentos para aplicação da responsabilidade compartilhado pelo ciclo de vida dos produtos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) a define como um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”. 

“Na reunião ficou acordado que todos os pneus recolhidos em Paranaguá serão transportados e destinados de acordo com as disposições legais tendo os custos destes serviços absorvidos pela Reciclanip”, informa o secretário.

O descarte de pneus no meio ambiente é um grande problema ambiental especialmente por conta de seu elevado tempo de deterioração, causando poluição do solo e contaminação de áreas “Este é um passo muito importante para a cidade, pois os pneus no meio ambiente geram uma série de consequências ambientais, sociais, sanitárias, entre outros. Agora teremos esse descarte correto em sua totalidade”, ressalta Rapahel Rolim de Moura. 

SECOM

Deixe o seu comentário