Solenidade de instalação ocorreu neste dia 01 de outubro, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social
PMP

Em uma solenidade realizada na manhã dessa segunda-feira, (01) a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) oficializou o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, órgão que irá consultar, fiscalizar e normatizar assuntos relacionados a pessoas com deficiência. O Conselho surge com objetivo de promover a inclusão e colaborar, além de fiscalizar políticas públicas.

A secretária Interina de Assistência Social, Gisele Cristina da Silva parabenizou aos envolvidos e destacou que "o conselho terá todo apoio da Prefeitura".

Ícaro José Wolski Pires, Procurador Geral do Município, que representou o prefeito Marcelo Roque na solenidade falou da importância do conselho. “O novo conselho vai ajudar na criação de políticas públicas, e também deve ter papel importante na fiscalização", reforçou.

O evento também contou com a presença de Carlos Renato do Rosário que representou a Associação dos Deficientes Físicos de Paranaguá e do Litoral. Representando as pessoas com deficiência, ele contou sua história que começou com um acidente de trabalho e sua preocupação na discussão do tema e da instalação do Conselho em Paranaguá. “Estamos plantando agora e vamos colher no futuro o trabalho que começou há mais de 7 anos com pessoas que trabalham na Apae e outros segmentos”, lembrou.

A Chefe do Núcleo Regional de Educação, Selma Camargo Meira, também destacou a importância da instalação do Conselho para toda a cidade de Paranaguá. “A cidade precisa ser pensada para atender a todos”, destacou.

O evento foi acompanhado por representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada e de setores que atuam com pessoas com deficiência como o Cedap e a própria Apae.

A instalação do Conselho foi acompanhada de uma palestra proferida por Ricardo Vilarinho da Costa que é conselheiro em Curitiba e abordou o tema “Direitos da Pessoa com Deficiência”, fazendo um histórico das pessoas com deficiência no mundo e no Brasil, trazendo a realidade para o Paraná que é um Estado de vanguarda quanto ao estatuto da pessoa com deficiência. Ele é representante da Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu).

Ainda acompanharam todo o evento Levi de Andrade, o diretor de departamento Ariosmar Jorge, servidores municipais, secretários e interessados.

SECOM

Deixe o seu comentário