Local é referência para atender pessoas com sintomas de síndrome gripal ou de Covid-19

A Arena Albertina Salmon é o local de referência para atendimentos de pessoas com síndromes gripais ou sintomas de Covid-19. O ambiente é voltado ao atendimento de pessoas sintomáticas. Desta forma, haverá prioridade para pacientes que apresentem sintomas de uma das duas doenças.

“Infelizmente muitas pessoas estão buscando o espaço apenas com o intuito de fazer o exame mesmo não apresentando sintomas o que a coloca em risco por se tratar de um ambiente de atendimento médico e gera também maior tempo de espera para atendimento de quem realmente precisa”, ressalta o coordenador da Sala de Situação da Secretaria Municipal de Saúde, Gianfrank Julian Tambosetti.

O ambiente é amplo, arejado, coberto, com cadeiras para que as pessoas possam aguardar o atendimento com mais conforto. “Na Arena, o espaço foi pensado e preparada para atender aos pacientes, mas precisamos que as pessoas entendam que se trata de um ambiente de atendimento médico e só deve ser procurado por quem precisa desse atendimento. Além disso, salvo idosos, crianças e pessoas com necessidades especiais, não se deve ir com acompanhante. Apenas a pessoa que irá se consultar deve entrar na Arena”, enfatiza Gianfrank Tambosetti.

O coordenador explica que é o médico, com a análise clínica que definirá o tratamento e se há necessidade de realização de coletas para exames. “O médico avaliará os sintomas e definirá qual o tratamento que deve ser empregado em cada caso. Também é ele que definirá quais exames e se há ou não a necessidade de realiza-los”, informa.

“Os profissionais que atuam no local precisam estar lá, mas quem não precisa de atendimento por não apresentar sintoma, evite. O ideal é manter os cuidados de prevenção como uso de máscara, distanciamento social e higienização especialmente das mãos. A curiosidade em realizar o teste não pode ser maior que o cuidado em evitar a doença”, frisa.

Jornalista: Flávia Adans/SECOM

Deixe o seu comentário