Cerca de 1.800 professores trabalham na educação municipal
SECOM

Neste 15 de outubro, Dia dos Professores, a Prefeitura de Paranaguá (PMP) comemora as conquistas e os avanços obtidos. Os profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) participam de cursos de qualificação profissional, além de investimentos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC). No final de 2017, foi aberto um concurso público contratando mais de 340novos profissionais. 

Dos 2.312 servidores que atendem a Semedi, 1.860 são professores e desempenham um papel fundamental na educação de mais de 16.548 alunos. A cidade conta com 26 Centros Municipais de Edudação Infantil (Cmei's), além de 32 escolas. 

O prefeito Marcelo Roque reconhece os esforços dos professores. “Os compromissos assumidos com a categoria estão sendo cumpridos, e desta forma, demonstramos a nossa responsabilidade com os nossos servidores”, ressalta. Para ele, o trabalho reflete diretamente na melhoria da educação dos alunos. 

A PMP também vem garantindo, desde o início da gestão, o pagamento em dia dos professores, mesmo em momentos de crise econômica nacional, bem como os reajustes e auxílio-alimentação, beneficiando os servidores que atuam em sala de aula. 

De acordo com a secretária de Educação, Vandecy Dutra, o município garante uma educação básica de qualidade aliada à valorização profissional. “Os professores possuem liberdade para trabalhar e desenvolver seus projetos. A gestão democratica que adotamos, possibilita tais ações”, frisa. Os professores contam com a parceria da Semedi em diversos projetos que promovem nas instituições. 

Saúde do Professor

Com a inauguração do Centro Municipal de Avaliação Especializado (CMAE), os profissionais da educação passaram a receber atendimento multiprofissional com psicólogo, fonoaudiólogo e profissionais de saúde. A ação faz parte do programa Saúde do Professor que notou o afastamento de servidores por problemas de saúde. 

A Semedi fez um levantamento no departamento de Recursos Humanos, Paranaguá Previdência, Ouvidoria e escolas indicando o afastamento de servidores com auxílio-doença, restrições e readaptações. Foram observados que os principais motivos para o afastamento concentra-se em problemas físicos, o equivalente a 52%, questões psicológicas ou emocionais com 74%, por causa do câncer representando 34% e 4% por dependência química.

“O CMAE é referência para outros municípios. O professor precisa de atenção, e estamos contribuindo prestando os atendimentos necessários”, disse o prefeito. “O sonho de ter esse espaço foi realizado, e agora, estamos transformando a vida dos profissionais que mais precisam de ajuda”, completa Vandecy Dutra.

Prefeito homenageia os professores

“Que os desafios da profissão (que não são poucos) conceda forças para seguir em frente. Professores, vocês desenvolvem um papel importante e a vocês: gratidão, reconhecimento, valorização e admiração. Hoje, o futuro da nossa sociedade está entregue nas mãos de vocês, e somos gratos pela dedicação de cada um”, expressa o prefeito Marcelo Roque. 

A secretária de Educação, Vandecy Dutra, também deixou uma mensagem parabenizando os profissionais pela data. “Augusto Cury diz que 'educar é semear com sabedoria e colher com paciência'. Dito isso, quero dizer que vocês poderão sempre contar com a Semedi, pois, vocês contribuem no crescimento de todo o cidadão. Parabéns professores!”, exclama.

SECOM

Deixe o seu comentário