Ao todo serão 3.222 eventos que vão desde mostras e oficinas, a visitas guiadas, debates e apresentações musicais
Foto: Agência Estadual de Notícias

A 17ª Semana de Museus oferecerá mais de 3 mil atrações em museus de todo o Brasil, a partir desta segunda-feira (13) até o domingo (19). A atual edição da Semana Nacional de Museus, organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), terá como tema: Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições.

Ao todo serão 3.222 eventos que vão desde mostras e oficinas, a visitas guiadas, debates e apresentações musicais. Em São Paulo, diversas instituições vão participar, entre elas a Pinacoteca de São Paulo, no Parque da Luz, que terá visitas educativas à exposição do artista Ernesto Neto e também à exposição Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo.

O Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, fará uma ação educativa a partir das técnicas e das temáticas do cordel, que apresentará histórias e narrativas afro-brasileiras. O Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, haverá um bate-papo sobre o engajamento dos clubes brasileiros diante de questões sociais como violência de gênero e racismo dentro do futebol.

No Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã, na Praça Mauá, realiza uma ação educativa que propõe conversar sobre a territorialidade dos alimentos, refletir sobre os regionalismos e o significado de tradição. O Museu do Índio, na Rua das Palmeiras, no Flamengo, promove uma oficina de contação de histórias, com o tema “Ouvir, contar, ler e ver. Mitos, lendas e contos, as práticas leitoras e as narrativas culturais indígenas”. Também oferece uma oficina de língua e cultura Guarani, e outra sobre documentação e preservação das línguas indígenas.

O Museu Casa da Moeda do Brasil, na Praça da República, apresenta uma exposição de seu acervo histórico, e outra sobre a Cédula Real.

A programação nacional completa pode ser encontrada em http://programacao.museus.gov.br .

Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer participa da 17ª Semana Nacional de Museus com a promoção de diversas atividades, de 15 a 19 de maio. O tema deste ano é “Museus como núcleos curatoriais: o futuro das tradições”. A programação do MON inclui visita mediada, oficinas e palestra, entre outras atividades.

Atividades

Na quarta-feira (15), e também no domingo (19), a equipe do Educativo promove a oficina “A cultura que te veste”, que trabalhará a técnica de pintura em acrílica. A atividade que acontece das 11h às 17h é inspirada no tema da 17ª Semana de Museus.

No sábado (18), às 16h, o professor Fabrício Vaz Nunes, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), mediará uma visita à exposição “Luz ≌ Matéria”. Neste mesmo dia, das 18h às 22h30, acontece a 6ª edição de “Uma noite no MON” com participação exclusiva de crianças atendidas pela ONG Passos da Criança.

Uma edição extra do programa Uma Noite no Museu acontecerá em 25 de maio para receber o público de 7 a 10 anos. As inscrições estão abertas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3350-4468 ou o e-mail http://[email protected]

Serviço

17ª Semana Dos Museus - MON

Tema: Museus Como Núcleos Culturais: O Futuro Das Tradições
Data: de 15 a 19 de maio

Oficina: A cultura que te veste
Dia: 15/05 (quarta-feira)
Técnica: pintura em acrílica
Local: Oficina do Educativo – subsolo
Horário: Das 11h às 17h

Visita mediada com o professor Fabrício Vaz Nunes
Exposição: Luz ≌ matéria

Dia: 18/05 (sábado)
Local: salas 3 e 6
Horário: 16h

Uma noite no MON
Dia: 18/05 (sábado)
Horário: das 18h às 22h30
Atendimento exclusivo às crianças atendidas pela instituição Passos da Criança.
Dia 25/5 (sábado)
Edição extra e aberta ao público de 7 a 10 anos
Inscrições abertas
Informações: (41) 3350-4468 ou o e-mail http://[email protected]

Oficina: A cultura que te veste
Técnica: pintura em acrílica
Dia: 19/05 (domingo)
Local: Oficina do Educativo – subsolo
Horário: Das 11h às 17h

Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Quartas gratuitas
http://museuoscarniemeyer.org.br


Colaboração Agência Brasil e Agência Estadual de Notícias

Deixe o seu comentário