Da chegada ao Brasil à fundação de negócios e da Mesquita, um legado de fé e trabalho.
Acervo da família

Hoje prestamos uma justa homenagem a Mohamad Youssef Bahy, um nome que se confunde com a história do comércio e da comunidade árabe em Paranaguá.

Nascido em 1935, na cidade de Khabert Rhouha, no Líbano, Mohamad chegou ao Brasil em 1964, de navio, trazendo consigo a coragem, a fé e a determinação características de um verdadeiro imigrante. Aqui construiu sua vida, sua família e uma trajetória marcada por muito trabalho e dedicação.

Acervo da família

Legado

Casado com Atra Bahy, carinhosamente conhecida como Dona Ruthe, constituiu uma família numerosa e amorosa, sendo pai de 8 filhos e avô de 11 netos, que representam o fruto de sua história e legado.

Em 1968, iniciou sua caminhada no comércio local abrindo sua primeira loja, após trabalhar como mascate. Esse foi apenas o começo de uma trajetória de empreendedorismo que inspirou muitos. Sua última atividade foi na Loja Alecrim Moda Infantil, ainda em funcionamento, hoje gerida por seu filho.

Mais do que um comerciante, Mohamad Youssef Bahy foi também um líder comunitário. Foi um dos idealizadores da construção e fundação da Mesquita de Paranaguá, um marco para a preservação da fé e da cultura árabe na cidade.

Com 90 anos de vida e 61 anos dedicados ao Brasil, Mohamad é exemplo de perseverança, fé, trabalho e amor pela família e pela comunidade. Sua história se entrelaça com a de Paranaguá, deixando um legado que será lembrado por gerações.

Homenagem da Direção do Nosso Paraná, em reconhecimento a sua trajetória de vida.

Deixe o seu comentário