Vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde e estão sendo oferecidas por meio de agendamento nas escolas em Paranaguá

No dia 13 de março, o Ministério da Saúde lançou a campanha de comunicação e mobilização para a vacinação de adolescentes de 9 a 14 anos contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), com o objetivo de prevenir cânceres tanto nas meninas quanto em meninos. Além da vacina contra o HPV, a campanha ainda abrange a imunização contra a meningite C. 

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando um intenso trabalho para que crianças e jovens nessa faixa etária sejam vacinadas. “Essas vacinas já são rotina nas unidades de saúde, contudo, a procura está baixa em todo o país e, em Paranaguá não é diferente. Por isso, o Ministério da Saúde nos orientou a atingir 80% dessa faixa etária”, informa a enfermeira Andréa Gomes de Moura.

Para que mais crianças e adolescentes sejam imunizados, foi realizada uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Núcleo Regional de Educação para que os estabelecimentos de ensino municipais, estaduais e particulares em Paranaguá recebam equipes da Saúde. “Fornecemos primeiramente uma palestra com a presença dos pais e responsáveis, eles assinam um termo de autorização para a vacinação contra o HPV e meningite. Em seguida é agendada a visita da equipe da Saúde para a realização da aplicação das vacinas”, detalha Andréa Moura. 

As próprias unidades de saúde informam aos pacientes que haverá a palestra e vacinação nas escolas, reforçando a necessidade de participarem da ação que visa a saúde desses jovens. “É muito importante que no dia da vacina, as crianças e adolescentes levem para a escola a carteirinha de vacinação”, ressalta. 

Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem receber a dose da vacina contra o HPV. “A segunda deve ser aplicada seis meses após a primeira”, informa Andréa Moura. 

No ano passado foram registrados oito óbitos por câncer de colo de útero em Paranaguá. Nos homens, a vacina previne de cânceres de pênis, ânus, entre outros problemas de saúde como verrugas genitais. 

MENINGITE

A vacina Meningo C previne de uma infecção que acontece nas meninges, membranas que envolvem o cérebro. Pode acontecer por infecção bacteriana, viral, por fungos ou traumatismos. Entre os tipos de meningite, as provocadas por bactérias são as mais alarmantes, devido ao número de casos e aos possíveis surtos que podem provocar, uma vez que podem ser transmitidos por secreções respiratórias. “A vacina contra a meningite C é direcionada, nesta campanha, para meninos e meninas de 11 a 14 anos”, orienta a enfermeira Luciane Tavares. 

“As duas vacinas, HPV e menigo C, podem ser tomadas no mesmo dia. Não há problema quanto a isso e é muito importante que as meninas e meninos sejam vacinados”, reforça Luciane Tavares.

SECOM

Deixe o seu comentário