No último domingo (29) foram realizadas as provas para o processo seletivo da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) para contratar 109 profissionais. Do total de 2.488 candidatos inscritos 2.006 fizeram as avaliações, realizadas em dois períodos, na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar – campus Unespar).
Os profissionais aprovados no teste seletivo atuarão nos postos que funcionam com o Estratégia Saúde da Família (ESF). São 43 vagas para agentes comunitários de saúde (nível fundamental), 8 para agentes de endemias e auxiliar de consultório dentário (Ensino Médio ou Técnico), 17 para enfermeiros, 17 para médicos e 2 para supervisor ESF (todas com curso superior).
A contratação é para 1 ano de trabalho, podendo ser renovado por igual período. Os salários variam de R$ 1.886,68 a R$ 9.344,19. O processo seletivo foi realizado pela Fundação de Apoio à Unespar ( Fafipa - Campus Paranavaí).
No período da manhã foram 1.123 candidatos presentes aos locais de provas e 288 ausentes, com índice de 20,41% de evasão e de 79,59% de frequência. Já no período da tarde foram 883 candidatos que compareceram para fazer as provas (81,98%) e 106 faltantes (18,02%).
“Não houve registro de incidentes. As provas foram realizadas dentro da mais absoluta tranqüilidade. Agora aguardamos os resultados para que possamos fazer as devidas contratações desses profissionais que tanto necessitamos para melhorar as condições de saúde para nossa população”, comemora o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira.
Publicidade
O prefeito Marcelo Roque também está satisfeito com a realização do processo seletivo que possibilita a contratação de mais profissionais para a área de saúde e observou que esse é um compromisso com a população. “Aos poucos estamos melhorando a saúde de Paranaguá, que encontramos num verdadeiro caos. Ainda não está adequada da forma que queremos, mas continuamos trabalhando bastante para melhorar ainda mais esse importante setor de nossa Prefeitura”, declarou o prefeito.
Com a contratação dos profissionais será possível fortalecer a atenção básica da Semsap, ou seja, o que cabe ao município constitucionalmente em relação à saúde. O processo seletivo ofereceu vagas para pessoas com deficiências, afrodescendentes e índios. Também foram isentas da taxa de inscrição 291 pessoas, que participam de programas sociais do governo federal.
Os candidatos fizeram prova objetiva para o cargo que se inscreveram, incluindo língua portuguesa, conhecimentos gerais e específicos e saúde pública, que têm caráter eliminatório e classificatório. Serão também levados em conta para compor as notas títulos e experiência profissional. Foram 40 questões distribuídas por áreas de conhecimento, com 4 alternativas de resposta e 1 apenas correta.
Para ser aprovado o candidato deve obter aproveitamento de 50% ou mais na prova objetiva e não tirar zero na área de conhecimentos específicos, além de não ser eliminado por outros critérios estabelecidos em edital. O gabarito preliminar será de conhecimento público entre os dias 30 de outubro e 15 de novembro.
SECOM