Terminam nesta sexta-feira (8) as inscrições de delegados para a 12.ª Conferência Municipal de Saúde de Paranaguá. Podem participar representantes de entidades da sociedade civil. São 100 vagas disponíveis e deste grupo 50 serão para usuários do serviço público de saúde, 12 dos trabalhadores do setor e 13 dos gestores.
A Conferência Municipal de Saúde ocorrerá no dia 16 de março, no auditório da Biblioteca Leôncio Correia. As inscrições para delegados podem ser feitas em horário comercial na Secretaria Municipal de Saúde, localizada no edifício Mário Manoel das Dores Roque (antigo Centro de Especialidades – CME), com a servidora Mônica Neves, e na sala do Conselho de Saúde, no Terminal Rodoviário Urbano.
A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, lembra que a Conferência está sendo organizada pela pasta e também pelo Conselho Municipal de Saúde. O evento ocorre a cada quatro anos e serve como uma consulta popular para definir as políticas públicas de saúde que pretende-se aplicar.
“A Conferência de Saúde é uma ferramenta importante de participação popular. Enquanto Secretaria Municipal de Saúde estamos dando todo o apoio necessário para a realização deste evento”, destacou a secretária Lígia.
Delegados terão voz e voto na Conferência de Saúde. Mas qualquer cidadão pode participar do evento e poderá se inscrever como observador no dia do evento mesmo. Neste caso, ele poderá ter voz, mas não votará nos encaminhamentos que forem realizados.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Dougiva, também pediu que a população participe da Conferência, inscrevendo suas entidades até esta sexta-feira, em horário comercial. “Tudo o que estamos organizando é para que nossa população informe quais os rumos quer para nossa saúde. A participação popular é imprescindível”, destacou o dirigente.
Neste ano um diferencial foi a realização das pré-conferências, em todas as unidades básicas de saúde de Paranaguá. Conselheiros de saúde foram levar as informações sobre a importância da Conferência e também orientar sobre a participação popular, além de ouvir as demandas apresentadas.
+ Dia da Mulher será com exames e serviços de saúde em Paranaguá