Iniciou na manhã desta segunda-feira, 14, os atendimentos de consultas e coletas para exames de casos suspeitos e confirmados da Covid-19 na Arena Albertina Salmon.
Apenas no período da manhã mais de 150 pessoas passaram pelo local e cerca de 50 coletas de exames foram realizadas. O local que permanecerá aberto 24h por dia, conta com equipe médica, triagem, sala de exames e funcionamento de farmácia também 24h para que o paciente já receba o medicamento indicado após a consulta. Uma ambulância também permanece no local.
O ambiente funciona para atendimentos relacionados ao coronavírus, por isso apenas as pessoas que apresentarem sintomas, devem se dirigir a Arena para a consulta. É o médico que avaliará o quadro do paciente e, se necessário, solicitará o exame RT-PCR que será feito no próprio local.
“Colocamos o atendimento nesse local por ser de fácil acesso à população, é amplo e ventilado permitindo que as regras de segurança sejam mantidas neste espaço, além disso, é muito importante que façamos a coleta para exames de pessoas com sintomas para que possamos fazer o bloqueio epidemiológico desses casos confirmados e o rastreio dos seus contatos para que a doença não se alastre ainda mais no Município”, detalha o coordenador da Sala de Situação da Secretaria Municipal de Saúde, Gianfrank Julian Tambosetti.
A orientação é para que a população só procure o espaço após três dias de sintomas para que o exame não gere um falso negativo. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que as pessoas não busquem o atendimento sem real necessidade para evitar uma exposição desnecessária.
A Arena Albertina Salmon passa a funcionar como um “braço” do Hospital de Campanha que se volta ao atendimento de pacientes com sintomas moderados ou agravados.
“Nesta primeira manhã de atendimentos na Arena, já chegamos ao número de atendimentos correspondente a um dia inteiro no Hospital de Campanha. É importante que as pessoas tenham o atendimento já no início dos sintomas, por isso, aqui ela passará pela triagem, consulta, e se necessário, fará a coleta para o exame. Além disso, o paciente já deixa a Arena com os medicamentos indicados pelo médico. Iniciar o acompanhamento do paciente no começo dos sintomas é uma forma também de prevenção para que não ocorra tantos agravamentos da doença”, ressalta o prefeito Marcelo Roque.
Não diferente das demais regiões do país, é esperado um aumento no número de casos no litoral com a temporada de verão. “Estamos fazendo nossa parte em conjunto com o Hospital Regional e a 1.ª Regional de Saúde. Temos certeza que sairemos dessa pandemia com um atendimento de qualidade para a população parnanguara”, enfatiza o prefeito.
Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Paranaguá tem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e com apoio das demais secretarias, buscado o melhor atendimento para a população e apresentado medidas de prevenção à Covid-19. Decretos com medidas de prevenção como uso de máscara, isolamento social, higienização de espaços, toque de recolher e distanciamento social foram aplicados, entre outras medidas. Além disso, a cidade se preparou com o Hospital de Campanha com leitos para atendimentos intermediários auxiliando em desafogar o Hospital Regional que atende todas as cidades litorâneas. Hoje o Hospital de Campanha conta com 20 leitos clínicos e atende casos de pacientes com sintomas moderados ou agravados.
Jornalista: Flávia Adans/SECOM