Mais de 9 mil operadores ligados ao Porto de Paranaguá serão vacinados nesta etapa; Prefeito Marcelo Roque definiu os últimos detalhes para o início da vacinação junto à comunidade portuária

O prefeito Marcelo Roque esteve reunido nesta quarta-feira, 26, com operadores portuários e lideranças do Porto de Paranaguá para anunciar detalhes da imunização contra a Covid-19 da categoria. Nesta semana, a Prefeitura de Paranaguá elaborou um documento técnico junto ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, encaminhado ao Governo do Estado solicitando celeridade da vacinação em virtude da nova cepa indiana.

“O governador Ratinho Júnior e sua equipe nos enviou uma resposta imediata. O encontro de hoje serviu para sanar dúvidas e alinhar os últimos detalhes para o início da imunização que vai atingir, agora, trabalhadores da linha de frente do Porto de Paranaguá”, comentou o prefeito.

Com isso, mais de 9 mil pessoas serão imunizadas em Paranaguá, atingindo cerca de 25% total da população vacinada. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) organizou as equipes de trabalho, que em força-tarefa na Estação Ferroviária, pretende imunizar cerca de 3 mil trabalhadores em tempo recorde. A expectativa é que a Secretaria Estadual de Saúde repasse a 1.ª Regional de Saúde as doses ainda nesta quinta-feira, 27.

“Haverá um escalonamento para evitar aglomeração e transtornos que serão divulgados em breve. Nossa equipe de profissionais está preparada para imunizar o mais rápido possível os trabalhadores do maior porto graneleiro da América Latina que tanto nos orgulha”, salientou a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.  

Para o diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, a vacinação dos operadores contempla uma enorme parcela da sociedade que não quer levar doença para casa. "O Porto de Paranaguá não parou em nenhum instante, e é por isso que a iniciativa representa a preocupação das autoridades com a vida da população. Queremos agradecer o esforço de todos que atuam para cuidar da nossa gente, sobretudo em tempos difíceis, destacou".

Nesta quinta-feira, 27, será divulgada a ordem das categorias de trabalhadores portuários e seus respectivos horários de imunização. Para receber a vacina, o trabalhador deverá conter declaração emitida pela instituição de atuação, Cartão Sus, documento oficial com foto e crachá (para aqueles que atuam no Porto de Paranaguá). A Secretaria Municipal de Saúde informa que haverá necessidade de espera para de 15 dias para quem tomou a vacina contra a gripe e 30 dias para aqueles que testaram positivo para a Covid-19 ou contraíram dengue.

Jornalista: Emanuel Andrade/SECOM

Deixe o seu comentário