Idosos com mais de 65 anos e direito à isenção da tarifa de ônibus em Curitiba precisam fazer o recadastramento para evitar o bloqueio do cartão-transporte. O recadastramento deve ser feito todo ano, no mês do aniversário do passageiro. O alerta é da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs).
A medida serve para evitar fraudes com o cartão isento. Atualmente a Urbs tem cadastrados 177 mil idosos. Os recadastramentos são feitos nos postos da Urbs nas Ruas da Cidadania Matriz, Santa Felicidade, Fazendinha, Pinheirinho, Tatuquara, Bairro Novo, Carmo, Cajuru e Boa Vista.
Os beneficiários da isenção precisam comparecer pessoalmente a um dos postos de atendimento, levar CPF, RG e o cartão antigo da Urbs. “Para ter direito ao benefício é preciso fazer prova de vida anualmente, como acontece para outros benefícios. Mas, não é preciso correria”, disse o gestor de Transporte e da Urbs.
Outros isentos também precisam recadastrar o cartão-transporte. Pessoas com deficiência física ou invalidez devem ir às unidades da Urbs antes do vencimento de seus cartões.
Para essas categorias de isenção, além dos documentos pessoais será preciso apresentar exames médicos que comprovem a permanência da condição que dá direito à gratuidade no transporte.
Serviço: recadastramento da Urbs para idosos
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, não fecha no horário do almoço
Locais: Ruas da Cidadania
Matriz - Praça Rui Barbosa
Santa Felicidade - Rua Santa Bertila Boscardin, 213
Pinheirinho – Avenida Winston Churchill, 2.033
Fazendinha – Rua Carlos Klemtz, 1.700
Boa Vista – Avenida Paraná, 3.600
Carmo – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430
Cajuru – Avenida Prefeito Mauricio Fruet, 2.150
Bairro Novo - Rua Tijucas do Sul, 1.700
Tatuquara – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
Fonte: Assessoria Prefeitura de Curitiba