15/05/2019

O Paraná é o segundo estado do Brasil em número de mortes causadas pelo vírus Influenza, apontam dados do Ministério da Saúde. Em 90% dos casos de óbito, as pessoas apresentavam fatores de risco para a gripe, como idosos, pacientes com doença crônica, crianças, gestantes, indígenas e puérperas.

Até o início deste mês, nove pessoas haviam morrido por causa de complicações do vírus da gripe no estado. Outro dado preocupante é o baixo índice de vacinação entre a população prioritária – formada justamente pelas pessoas mais suscetíveis a complicações.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), menos da metade do público-alvo foi vacinado no Paraná. O boletim semanal mais recente aponta que apenas 45,3% da população prioritária havia sido imunizada.

O infectologista Jaime Luis Lopes Rocha, ressalta a importância de a população buscar a prevenção. “Embora a gripe seja uma doença comum ao dia a dia das pessoas, é preciso ter consciência que ela pode levar a óbito”, explica. Diretor de Prevenção e Promoção à Saúde da Unimed Curitiba, o médico destaca que a imunização apresenta até 90% de eficácia.

Para a proteção, além da vacina, o médico recomenda algumas medidas, como a constante lavagem das mãos, uso de álcool gel e o não compartilhamento objetos de uso pessoal. A boa educação também é importante: cobrir a boca ao tossir e espirrar na parte interna do cotovelo ajuda a diminuir a disseminação do vírus.

Colaboração Assessoria de Imprensa

Deixe o seu comentário