Produzida pela empresa Portos do Paraná, a série Porto Explica, com cinco episódios, tem o objetivo de mostrar de forma simples e lúdica o dia a dia da atividade portuária. Este segundo episódio é sobre a importância econômica dos portos paranaenses. O primeiro foi sobre a derrocagem.

A Portos do Paraná disponibilizou nesta quarta-feira (11) o segundo episódio da animação “Porto Explica”, que fala sobre a importância econômica dos portos paranaenses. Lançada em junho, a série tem o objetivo de simplificar o dia a dia da atividade portuária. O primeiro episódio foi sobre a derrocagem.

Ao todo serão cinco episódios. Como explica a gerente de Comunicação da empresa pública, Núria Bianco, a opção pela animação para desenvolver esse conteúdo é a possibilidade de alcançar um público maior e mais diversificado.

“A atividade portuária tem termos muito específicos e é bastante complexa. Com uma linguagem simples e lúdica, nossa ideia é democratizar esse conteúdo. Mostrar o nosso dia a dia de maneira leve e simples para que todos sintam-se parte dele”, explica.

ROTEIRO - Como mostra a animação, os Portos do Paraná são porta de entrada e saída do Brasil para o mundo. Só em 2020, cerca de US$ 31 bilhões passaram pelos portos de Paranaguá e Antonina, um valor equivalente a R$ 150 bilhões. Isso é mais do que um terço do Produto Interno Bruto do Paraná e corresponde à soma do PIB de 390 dos 399 municípios do Estado.

Essa movimentação gera empregos e renda, fortalece negócios no campo, nas indústrias, no transporte rodoviário, ferroviário e em toda economia. Somente em Paranaguá, um em cada cinco trabalhadores atua na atividade portuária, que é responsável – direta ou indiretamente – por 44% dos empregos locais.

Além disso, as empresas que atuam nos portos são responsáveis por mais da metade dos valores arrecadados pelas prefeituras com o ISS, Imposto Sobre Serviços: quase 66% em Paranaguá e 67% em Antonina. Esse dinheiro é usado pelos municípios em melhorias nas escolas, postos de saúde, pavimentação e outras obras públicas.

O impacto econômico e social dos portos é sentido no Brasil inteiro, já que o Porto de Paranaguá é hoje o porto do agronegócio. O primeiro na exportação de óleo vegetal e frango congelado e o segundo em exportação de soja, farelo de soja, açúcar, papel, carne congelada e álcool.

Também é a principal entrada de fertilizantes do país, com mais de 30% da importação nacional.

Assista aos episódios AQUI.

AEN-PR

Deixe o seu comentário