Assinado termo de parceria entre a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio da Prefeitura de Paranaguá e o Sebrae para instalação do Escritório de Compras
Foto: SEME SAID

O Escritório de Compras Públicas, uma parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (SEBRAE-PR) e Prefeitura de Paranaguá, foi instalado oficialmente com a assinatura do termo de parceria que aconteceu nesta terça-feira, dia 27, em comemoração aos 373 anos da Cidade Mãe do Paraná.

O objetivo do novo espaço é incentivar os micro e pequenos empresários a participarem dos processos licitatórios de compras públicas e fomentar os pequenos negócios locais.

O escritório de compras públicas prevê um atendimento diferenciado às micro e pequenas empresas do município, com a realização da capacitação dos empresários da região. Tudo isso para fortalecer cada vez mais os pequenos negócios locais, fomentando economia e gerando emprego e renda.

“A geração de emprego e renda tem sido um dos objetivos da nossa administração. Entregamos alvarás de construção de grandes empresas como a Klabin e Gransol e já temos informação de grandes possibilidades de uma nova loja Havan, pois a praça de Paranaguá é reconhecida como a terceira maior em vendas no Estado do Paraná”, destacou o prefeito Marcelo Roque durante a solenidade.

De acordo com o prefeito, a liberação dos alvarás, assim como a instalação do Escritório de Compras gera novos empregos e fomenta o empreendedorismo. “Este é um ato importante, pois tende a auxiliar empresas menores a participar das licitações, fomentando a economia local e fazendo com que o dinheiro circule mais no próprio município”, completou Roque.

A informação é confirmada pelo gerente Regional Leste do Sebrae, Joailson Agostinho. “Trata-se de um trabalho de desburocratização e que é importante para os empresários da cidade pois, além da Prefeitura, há outras instituições ligadas aos governos estadual e federal que promovem as licitações que podem se transformar numa nova modalidade de venda para estes empresários”, disse.

A secretária de Indústria e Comércio Christianara Folkuenig, explicou que o Escritório de Compras faz parte do projeto Cidade Empreendedora. “E a capacitação com tema licitação pública acontecerá para o público alvo deste trabalho e não ficará restrito só à Paranaguá, mas toda região. Vamos descomplicar o alvará e ensinar os empresários a participar das licitações”, confirmou. “Agradeço ao prefeito e à secretária de Governo, Luciana Costa, pelo incentivo”, completou. A nova secretária também fez uma homenagem póstuma ao então secretário da pasta, Nilo Monteiro, que faleceu por causa da Covid-19 neste ano.

E o que não falta é público para esta capacitação. De acordo com o levantamento do Sebrae, Paranaguá tem mais de 21 mil empresas ativas nestas categorias que, com a pandemia sentiram, assim como todos, as dificuldades econômicas impostas.

O empreendedorismo tende a ganhar força e precisa do apoio de iniciativas como o Escritório de Compras. Para o vereador Thiago Kutz, a criação deste espaço tende a promover um efeito cascata que envolve o aumento de renda, assim como de empregos na cidade. “Vejo esta iniciativa como muito importante na programação do aniversário da cidade por todos os benefícios que promoverá, especialmente, num momento tão delicado como a pandemia e a necessidade de recuperação do aquecimento econômico”, disse.

Além do vereador Thiago Kutz, o presidente da Câmara, Fábio Santos, também esteve presente à solenidade, juntamente com os vereadores Isabelle Dias, Vandecy Dutra, Ozeias Bisson, Ozeil Marques, Lindonei Santos, Leite Júnior e Renan Brito.

O Escritório de Compras fica em novo espaço da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semicom), no Palácio São José, sede da Prefeitura de Paranagua, na rua Júlia da Costa, 322, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h.

SECOM/Jornalista: Luciane Chiarelli

Deixe o seu comentário