Cerimônia acontece às 17h e terá comemoração da comunidade. Prédio estava totalmente deteriorado e, após investimentos da atual gestão, renasce para passar a atender novamente alunos do Rocio e bairros da região novamente.

A cerimônia de entrega de revitalização da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, localizada no bairro Rocio, acontece nesta sexta-feira (29), às 17h. O prefeito Marcelo Roque, o bispo diocesano Dom Edmar Peron, bem como integrantes da administração, algumas outras autoridades, comunidade, pais e alunos vão participar da solenidade, que está sendo preparada como uma grande festa. Objetivo é comemorar o “renascimento” do educandário. O investimento foi R$ 2.503.045,88, com recursos próprios da Prefeitura de Paranaguá.

Assim que assumiu a administração municipal, em janeiro de 2017, um dos grandes problemas estruturais da área de Educação era a Escola Municipal Costa e Silva. O prédio, inaugurado em 1973, estava com as portas fechadas. A gestão anterior chegou a anunciar que o espaço seria fechado definitivamente, tendo em vista a diminuição de alunos registrada nos anos anteriores. Após mobilização o projeto foi abortado.

Com problemas na estrutura, alagamentos frequentes, infestação de ratos, baratas e pombos, falta de segurança que gerou depredação total do prédio, a situação não poderia ser pior. Havia o compromisso do prefeito Marcelo Roque em mudar a situação. “Começamos um trabalho que foi bastante minucioso, complicado em muitos momentos, mas com união de esforços felizmente hoje resulta nesta entrega, com um prédio novinho em folha para a Escola Costa e Silva novamente”, relatou o prefeito.

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, teve a necessidade de contratar uma empresa especializada para fazer estudos que solucionassem problemas de dimensionamento iniciais da obra. Havia registro de deformações nas vigas de sustentação das lajes, que tinham que ser corrigidas pois poderia haver até desabamento. O telhado e a caixa d´água eram outros problemas graves, além de várias outras situações.

O poder público municipal não tinha como fechar os olhos para os problemas que se apresentavam, lembra o prefeito Marcelo Roque. “Não podíamos simplesmente fechar uma escola tão importante, com quase 50 anos de história, porque se trata de dinheiro público. Temos muita responsabilidade para com o erário e com nossa comunidade do Rocio. Por isso nos empenhamos bastante para conseguirmos entregar este espaço novamente à comunidade”, frisa o prefeito.

O compromisso com a Educação é uma das principais bandeiras da administração atual, lembra a secretária da pasta, professora Vandecy Dutra. “Estamos investindo em qualidade e, sobretudo, para que nossos quase 17 mil alunos da rede municipal tenham condições de exercer a cidadania de maneira plena e sejam cidadãos de sucesso no futuro. A revitalização da Escola Costa e Silva era um compromisso que temos orgulho de entregar novamente à comunidade”, relatou a secretária.

Jornalista: Osvaldo Capetta/SECOM

Deixe o seu comentário