A importância da alimentação para combater a diabetes e hipertensão foi abordada entre profissionais e moradores da comunidade na unidade “Norberto Costa”

As equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) da Prefeitura de Paranaguá não param. Recentemente, profissionais promoveram a Roda de Conversa com moradores da comunidade, na Unidade Básica de Saúde “Norberto Costa”, da Ilha dos Valadares.

O encontro teve como objetivo falar sobre as formas de prevenir e minimizar os impactos da diabetes e da hipertensão arterial, porque se uma pessoa tem uma destas doenças, deve ficar atenta à outra. Apesar de serem doenças diferentes, a hipertensão e o diabetes frequentemente caminham lado a lado, pedindo mais cuidados durante o tratamento. 

Estima-se que cerca de metade da população com diabetes também sofre de hipertensão, precisando de acompanhamento médico para as duas doenças. Você se encontra nesse grupo ou conhece alguém que se encaixa? Então fique atento às dicas que os profissionais aproveitaram para passar aos moradores nesta primeira roda de conversa na região.

Com muitas frutas, muitas dicas sobre alimentação foram passadas. É importante que as duas doenças sejam mantidas sob controle ao mesmo tempo. O tratamento do diabetes e da hipertensão inclui reeducação alimentar, manutenção do peso adequado, prática regular de exercícios físicos e, se necessário, uso de medicamentos. 

Por se tratarem de doenças crônicas, não se pode abandonar o acompanhamento de uma em detrimento da outra, é um processo conjunto e contínuo, para a vida a toda. O descontrole de qualquer uma dessas doenças, mesmo que isoladamente, aumenta o risco de doenças cardiovasculares (infarto, angina, insuficiência cardíaca), e quando associadas, infelizmente, as chances aumentam ainda mais.

Tanto o diabetes quanto a hipertensão se correlacionam com a dieta e merecem uma atenção especial. A pressão alta pede atenção para a ingestão de sódio e o diabetes com as doses de açúcar na dieta. 

Por isso, maneirar no sal como tempero, em alimentos industrializados, enlatados, molhos e temperos prontos, queijos salgados (como gorgonzola, mussarela e parmesão), molho de soja, mel, doces no geral, carboidratos simples, alimentos de alto índice glicêmico e gorduras saturadas são os primeiros passos para manter as duas doenças na linha.

As pessoas com uma das doenças, ou com as duas, são orientadas a procurar especialistas como um endocrinologista e um cardiologista, mas o controle também pode ser feito por um clínico geral experiente. 

Outras especialidades, como nutrólogos, nutricionistas, fisiologistas e nefrologistas podem fazer parte da rotina de um paciente com hipertensão e diabetes, conforme o andamento das doenças. 

SECOM

Deixe o seu comentário